O Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa sobre o cenário eleitoral de 2026 para presidente e a avaliação da administração federal, no estado do Paraná.
Entre os cenários simulados para a corrida presidencial de 2026, um dos que mais chamou atenção foi o que o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), aparece como candidato. Nesse cenário, Ratinho lidera com 51,5% das intenções de voto, seguido pelo presidente Lula (PT), que obteve 17,6%, e pelo cantor Gusttavo Lima, que aparece com 8,7%. Outros nomes incluídos na simulação, como Ciro Gomes (PDT), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite (PSDB), ficaram abaixo dos 10%.
Em outros cenários, sem a participação de Ratinho Junior, figuras como o ex-presidente Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas aparecem com boa aceitação entre os eleitores paranaenses.
Em uma disputa com Bolsonaro, o ex-presidente somaria 50,7% das intenções, conta 20,4% de Lula. Ciro Gomes, Pablo Marçal, Eduardo Leite, Ronaldo Caiado e Helder Barbalho somaram menos de 10% das intenções.
Já em uma disputa com Michelle Bolsonaro, a ex-primeira-dama somaria 37,4% das intenções, contra 20,8% de Lula. Ciro Gomes 9,6%, Pablo Marçal 9,5%, Ronaldo Caiado 4,7%, Eduardo Leite 3% e Helder Barbalho 0,5%.
Rejeição de Lula
No Paraná, os números não são favoráveis ao petista: 69% desaprovam o Governo Lula 3, enquanto apenas 27,7% aprovam. O índice de rejeição tem crescido desde outubro de 2023, quando estava em 56,3%. Entre os entrevistados, 52,4% classificaram a administração de Lula como “péssima” e apenas 5,3% a consideram “ótima”.