Política

“PL da Censura”

“PL da Censura”

O secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli disse, nesta última semana de 2023, que a aprovação do PL 2630, o chamado de “PL da Censura” ou “PL das Fake News”, será prioridade para pasta em 2024. A afirmação foi feita durante entrevista à CNN Brasil. O PL pretende estabelecer controle sobre os conteúdos publicados nas redes sociais e exige das “Big Techs” punição a crimes já contemplados pela lei brasileira: “Nós temos dialogado com o Congresso, com os presidentes da Câmara e do Senado, porque é inevitável que nós tenhamos no Brasil uma regulamentação das redes, e isso não se confunde com coibir liberdade de expressão, mas sim com liberdade para praticar crimes”.

 

Sem politizar I

Os casos da invasão da conta o “X” da primeira-dama Janja da Silva, e o rumoroso caso  da morte de uma jovem motivada por “montagem” de uma conversa com o humorista Whinderson Nunes no site de fofocas “Choquei”, cresceu debate em torno do PL da Censura. O deputado comunista Orlando Silva, que é relator da matéria, diz que sua expectativa é que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e os líderes partidários possam avaliar na volta do recesso a apreciação do projeto pela Casa. Silva afirmou que o PL não ameaça a liberdade de expressão.

 

Sem politizar II

O deputado do PCdoB que relata o PL da Censura disse acreditar que “existe ambiente, sim, para que, no ano 2024, nós possamos avaliar essa matéria com serenidade, com tranquilidade, sem querer politizar, menos ainda, sem querer ideologizar um debate que o mundo inteiro faz, um debate regulatório”. Ele ainda defendeu “um debate de mérito, um debate objetivo e não um debate politizado entre governo e oposição”. Será que vai ser assim mesmo?

 

GM Cascavel I

Na semana em que uma abordagem “fora dos padrões” colocou a GM (Guarda Municipal) de Cascavel nas manchetes pouco positivas, relatório divulgado pela Secretaria de Comunicação mostra que, em 2023, o balanço mostra um aumento de 32,3% de ocorrências atendidas pela corporação. Vale destacar que, apesar do método da abordagem ter sido reprovável, há o outro lado da história que ainda precisa ser melhor esclarecido. Um processo administrativo foi instaurado e os agentes afastados preventivamente.

 

GM Cascavel II

O balanço das atividades da GM, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, revela os agentes atenderam a 6.684 ocorrências, contra 5.052 ocorrências atendidas no ano passado. Os casos atendidos de flagrante delito cresceram de 801 no ano passado para 1.224 em 2023, um aumento de 52,8%. As apreensões de armas de fogo aumentaram em 76,4%. Foram 17 armas apreendidas em 2022, enquanto ao longo dos 12 meses deste ano foram 30.

 

GM Cascavel II

Os agentes abordaram e prenderam 152 pessoas com mandados de prisão em aberto neste ano. No ano passado, foram 82 prisões. As prisões por tráfico de drogas aumentaram em 63,6%, saindo de 33 casos em 2022 para 54 em 2023. No mesmo período, houve um aumento significativo na recuperação de veículos, passando de 194 para 230, o que representa um aumento de 18,5%. A Guarda Municipal atendeu neste ano a 425 casos de violência doméstica, um número 37% superior a 2022, quando foram registradas 310 ocorrências dessa natureza.