Política

Itaipu e gigante chinesa fazem parceria estratégica

Acordo prevê troca de conhecimentos em vários segmentos entre a holding e a binacional

Pequim – Itaipu e a gigante China Three Gorges Corporation passarão a ter uma parceria ainda mais estratégica nas áreas de inovação e tecnologia. Nesse sábado, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, e o vice-presidente da holding chinesa, Lin Chuxue, assinaram em Pequim um acordo de cooperação técnica. Vianna integra a comitiva do Ministério de Minas e Energia na 9ª Cúpula do Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A Three Gorges Corporation controla várias usinas chinesas. A mais importante delas é Três Gargantas, a maior do mundo em capacidade instalada. Boa parte do know-how utilizado no projeto daquela usina foi adquirida pelos chineses em visitas à hidrelétrica de Itaipu desde o início da sua construção, em 1975.

Energia renovável

O acordo assinado ontem amplia o relacionamento entre a holding chinesa e a Itaipu. Entre os documentos, está um protocolo de intenções para desenvolver ações conjuntas de pesquisa nas áreas de energia renovável. A Itaipu desenvolve vários projetos neste setor, entre eles o do biogás, replicado em várias partes do Brasil e do mundo.

Nova etapa

Itaipu entra numa nova etapa. Para que, nas próximas décadas, continue a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social dos dois países sócios no empreendimento, Brasil e Paraguai, a usina está iniciando o projeto de modernização tecnológica das suas 20 máquinas, 18 das quais ainda são das décadas de 1980 e 1990. A previsão é de que tudo esteja pronto em dez anos, com um investimento previsto de US$ 500 milhões. Essa atualização vai permitir que a usina mantenha os níveis de produção que a levaram ao recorde mundial de geração de energia, em 2016.

Para chegar até o projeto de modernização, foram quase dez anos de estudos, planejamento e projetos. “É um novo desenho para a usina, onde uma rede integrará vários equipamentos digitais que realizam as funções desempenhadas pelos dispositivos atuais, e várias novas funções que visam aprimorar ainda mais os processos de gestão da produção de energia”, diz o diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna, que é engenheiro eletricista e acumula a Diretoria Técnica de Itaipu.

O acordo

O acordo entre Itaipu e a China Three Gorges Corporation prevê a realização de seminários técnicos para troca de conhecimentos em temas operacionais, seminários setoriais, estágios para jovens engenheiros, projetos de pesquisa que fortaleçam os parques tecnológicos e cooperação em projetos de responsabilidade social e desenvolvimento regional.