MDB em 2026
Brasil - Em visita ao Show Rural Coopavel, o deputado federal Sérgio Souza (MDB), conversou com a coluna e disse que o cenário eleitoral de 2026 no Paraná ainda está em aberto. Segundo ele, o MDB Velho de Guerra tem se aproximado do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi. “Não sabemos se Alexandre vai ser o candidato, se vamos ter outro, quem será o candidato da base do Ratinho, quem será a oposição no estado de Paraná. […] O MDB está aberto as conversas daqueles que quiserem fazer o melhor para o nosso Paraná”.
‘Atrasados”
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, proibiu o Tribunal de Contas do Estado do Paraná de efetuar qualquer pagamento de salários atrasados ao conselheiro Maurício Requião. A decisão é liminar e cabe recurso. Assim, fica parada a celebração de acordo de R$ 12 milhões negociado entre a Corte de Contas e o conselheiro.
No Solidariedade
O ex-deputado estadual Fernando Francischini assume no próximo dia 24 o comando do partido Solidariedade do Paraná e também a vice-presidência nacional da legenda. A tendência é que Francischini dispute uma cadeira na Câmara Federal nas eleições de 2026.
Secretários
O governador do Paraná, Ratinho Junior já disse que irá realizar a reforma administrativa do primeiro escalação no início de março. No entanto, segundo o Blog Politicamente, o governador decidiu mexer na Secretaria de Estado da Administração e da Previdência — atualmente comandada por Claudio Stabile. E é justamente na Seap que o nome do ex-prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, é cotado.
Outras pastas
No entanto, segundo apurado, o real desejo de Paranhos era ocupar a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, contudo, ele estaria enfrentando resistência do ex-secretário Norberto Ortigara — que hoje comanda a secretaria da Fazenda, mas influência direta na pasta do agro.
Fomento Paraná
O cascavelense Cláudio Stabile teve o nome encaminhado para aprovação do Banco Central para assumir a presidência da Fomento Paraná. O Banco Central barrou no ano passado a indicação de Valdemar Jorge para a Fomento por conta da Lei das Estatais, já que ele era o presidente do Republicanos do Paraná. E segundo fontes, o nome de Stabile pode também bater na trave, já que ele é Secretário de Estado.
Lula em 2026?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que precisará analisar a sua saúde e sua idade em 2026 para decidir se será candidato à reeleição em 2026. O petista disse ser cedo para pensar nas eleições. “É por isso que digo, 2025 é o meu ano. Agora, se vou ser candidato ou não, tem uma discussão com muitos partidos políticos, com a sociedade brasileira. Tenho 79 anos. Eu tenho que ter consciência comigo mesmo, eu não posso mentir para ninguém e muito menos para mim”.
Taxações de Trump
O presidente Lula reafirmou que o Brasil vai aplicar o princípio da reciprocidade caso o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpra com a promessa de elevar as tarifas de importação do país. “Eu ouvi dizer que vai taxar o aço brasileiro. Se taxar o aço brasileiro, nós vamos reagir comercialmente ou vamos denunciar a OMC ou vamos taxar os produtos que a gente importa deles”.
Dívida terceirizada
O STF decidiu que órgãos públicos não respondem automaticamente pelo pagamento de verbas trabalhistas de empresas terceirizadas que não pagaram seus funcionários. A decisão vale para empresas que prestam serviços para o governo. Pela decisão, a responsabilidade deve ser provada e ocorrerá nos casos em que os órgãos tiverem conhecimento da falta de pagamento dos terceirizados e não tomarem providências.