Posse OAB
Brasil - A solenidade de posse das novas diretorias da OAB Paraná e da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, bem como do Conselho Pleno da seccional, está marcada para as 19h30 do dia 29 de janeiro, na Ópera de Arame, em Curitiba. Os empossados conduzirão as instituições ao longo do triênio 2025-2027. O novo presidente da OAB/PR, advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, obteve 48,33% dos votos válidos nas eleições.
Graeml no Podemos
Surpresa política da eleição de 2024, quando chegou ao 2º turno da disputa pela prefeitura de Curitiba, Cristina Graeml está com conversas avançadas com o Podemos e pode assinar a documentação de filiação muito em breve. Desde o término do pleito municipal, a jornalista deixou o PMB e vem dialogando com caciques partidários mais ligados à direita, como PL, Novo e União Brasil.
Ao Senado
Segundo informado, os planos de Graeml é concorrer a uma das duas vagas ao Senado Federal — que estarão em jogo em 2026. Outras informações dão conta de que ela também pensa na disputa do Palácio Iguaçu.
Função orientativa
O novo presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), conselheiro Ivens Linhares, afirmou, durante a sua posse, que a principal função do órgão hoje deve ser a de orientar o governo estadual e os municípios para que utilizem os recursos públicos da melhor forma possível, a fim de que isso seja revertido em benefícios à população. Ele exercerá a função durante o biênio 2025-2026, no lugar do conselheiro Fernando Guimarães.
Prioridades
Além de destacar a importância de o TCE-PR exercer uma função orientativa perante seus fiscalizados, dando ênfase ao aprimoramento da avaliação de políticas públicas municipais no âmbito do ProGov. Segundo ele, também serão verificados os Regimes Próprios de Previdência Social e a utilização da inteligência artificial como ferramenta de apoio para potencializar o trabalho de controle externo.
Ex-candidato denunciado
A PGR (Procuradoria-Geral da República) denunciou o ex-candidato à vereador de Cascavel, Léo Bolsonaro por participação nos atos violentos do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A denúncia da PGR aponta que teria participado da execução dos atos do 8 de janeiro, inclusive postando imagens em uma rede social em que aparece em cima do Congresso e próximo do STF. No pleito de 2024, Léo Bolsonaro obteve 739 votos para vereador em Cascavel.
Léo Bolsonaro
Léo Bolsorado informou ter estranhado que a denúncia tenha ocorrido, pois já havia prestado todos os esclarecimentos necessários. Ele disse que esteve presente nas manifestações do 8 de janeiro, em Brasília, mas assegurou não ter tido a menor participação nos atos de vandalismo.
Reforma tributária
A Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) promove nessa sexta-feira (24), das 9h às 11h30, no Campus da Indústria, em Curitiba, um debate sobre a reforma tributária. Intitulado “Reforma tributária: uma visão geral”, o seminário é direcionado a contadores e profissionais da área fiscal e tem por objetivos principais esclarecer dúvidas técnicas e oferecer orientações práticas sobre as mudanças legislativas.
Utilização “chumbinho”
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe o uso da substância tóxica Aldicarbe popularmente conhecida como “chumbinho”, em todo o território nacional. O texto também veda o porte, a comercialização, a distribuição e a fabricação da substância. O produto já havia sido banido do mercado brasileiro em 2012.