Folador na Casa Civil
O prefeito eleito de Cascavel, atual vice, apesar de manter para o próximo dia 10 a data para o anúncio oficial do seu secretariado, confirmou o experiente ex-vereador Severino Folador para o comando da Casa Civil do seu futuro governo. Silva fez o anúncio na noite de ontem (4), quando participava de reunião na SRO (Sociedade Rural do Oeste). Folador foi um dos coordenadores da campanha vitoriosa de Silva e também tem sido visto nas articulações políticas do futuro governo, inclusive participando dos trabalhos da equipe de transição. Com isso, pelo menos três nomes estão confirmados no primeiro escalão de Renato: Marcia Baldini (Educação), Beth Leal (Comunicação) e Folador (Casa Civil).
Ministério em Cascavel
A equipe de comunicação do Ministério dos Transportes está em Cascavel para gravar um material especial sobre a nova concessão das Rodovias Integradas do Paraná, o PR Vias, em especial, do lote 6, que será levado à leilão na Bolsa de Valores de São Paulo no próximo dia 19 de dezembro. O lote em questão abrange rodovias da região Oeste e Sudoeste do Paraná.
Laranjas?
O Partido Liberal de Toledo ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra a chapa de vereadores do Partido Progressistas por fraude à cota de gênero, nas eleições municipais de 2024. A ação foi assinada pelos advogados Luciano Katarinhuk e Roosevelt Arraes, e aponta o uso de uma candidata fictícia que obteve apenas sete votos, não realizou campanha e contratou cabos eleitorais que sequer votaram nela.
Cenário
Os advogados pedem a cassação de toda a chapa do PP, incluindo cinco vereadores eleitos, e a inelegibilidade dos responsáveis por 8 anos. Os candidatos que poderão perder o cargo caso a ação seja julgada procedente são: Professor Oseias, Chumbinho Silva, Valtencir Careca, Jozimar Polasso e Zoia.
Despedida Alep
O deputado estadual Marcel Micheletto (PL) despediu-se da Assembleia Legislativa do Paraná. Ele foi eleito em outubro prefeito do município de Assis Chateaubriand e será diplomado na segunda-feira (9). Esse será a terceira vez que Micheletto ocupará o cargo de prefeito de Assis.
Quem assume?
No entanto, ainda não se sabe quem do PL assumirá a cadeira de Micheletto. Os suplentes eram Jairo Tamura, Rômulo Quintino, Carlise Kwiatkowski e Ogier Buchi. Ocorre que Jairo Tamura, o primeiro suplente, deixou o partido no primeiro semestre deste ano. O segundo suplente, Rômulo Quintino, saiu do partido em abril último, mas voltou em setembro. Carlise Kwiatkowski, a terceira suplente, foi eleita em outubro vereadora em Curitiba e terá de escolher entre a Câmara Municipal e a Alep.
Sabatinado
O ex-deputado federal Rubens Bueno passou pela sabatina realizada pelos deputados estaduais que integram a Comissão de Obras da Assembleia Legislativa do Paraná. A sabatina é uma formalidade que antecede a assunção de Bueno no comando da Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná). Agora, Rubens Bueno aguarda a nomeação no Diário Oficial.