Reajuste dativos
O governador do Paraná Ratinho Junior (PSD) autorizou um reajuste de 15% sobre a tabela de pagamentos da advocacia dativa. Essa modalidade é acionada quando um advogado é nomeado pelo Poder Judiciário para defender quem não tem condições de pagar pelas custas do processo e não há a atuação da Defensoria Pública. Os valores da tabela não recebem correção do valor desde 2016. Os novos valores passarão a valer a partir de 2025.
Precatórios
A Procuradoria-Geral do Ministério Público de Contas do Paraná emitiu recomendação administrativa para todas as prefeituras, câmaras municipais e demais autoridades responsáveis pela gestão de precatórios dos 399 municípios paranaenses. A iniciativa visa alertar os gestores públicos para que estejam atentos aos prazos e ao regime de pagamento de precatórios, bem como as inclusões que devem ser feitas no projeto de Lei Orçamentária Anual.
Pregões suspensos
As supostas irregularidades em relação à forma de exigência da qualificação econômico-financeira levaram o Tribunal de Contas do Estado do Paraná a emitir medida cautelar que suspende nove licitações da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná. O objeto dos pregões que foram suspensos é a contratação de empresa especializada para realizar a prestação de serviços continuados de fornecimento de refeições para atender à demanda de unidades penais do Paraná.
Fraude
O Ministério Público do Paraná deflagrou, ontem (7), três operações simultâneas para investigar crimes como fraude à licitação, dispensa irregular de licitação, falsidade ideológica e associação criminosa. Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão nas cidades paranaenses de Araucária, Barracão, Curitiba, Manfrinópolis, Ponta Grossa e Pinhais, além de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina.
Investimentos
O governo do Paraná anunciou o investimento de mais de R$ 73 milhões para obras e reformas em escolas do Núcleo Regional de Educação de Toledo. O investimento visa atender um conjunto de construções, ampliações, reformas e a substituição de estruturas escolares, dentro do programa “Escola Mais Bonita” e obras que devem ser concluídas entre 2024 e 2026.
Gestão de gabinetes
A Legisla Brasil lançou o AssessorAí, a primeira Inteligência Artificial criada para apoiar a execução de tarefas legislativas nos gabinetes parlamentares brasileiros. Desenvolvida para otimizar o tempo e os recursos das equipes, a ferramenta está em fase piloto no Paraná e em outros estados. O objetivo é permitir que políticos se concentrem em decisões estratégicas e consigam cumprir suas promessas de campanha.
Cúpula P20
A 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 foi aberta na manhã de ontem (7) com representantes de parlamentos das 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana. Com o tema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, o objetivo do encontro é identificar estratégias para impactar positivamente a vida das populações dos seus países e da comunidade internacional.