Opinião

Maringá Encantada

Maringá Encantada

O evento Maringá Encantada, criado em 2017, conquistou a ′Marca Brasil′, identidade visual concedida pela Visit Brasil, gerência da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Com isso, a celebração que recebe milhares de visitantes anualmente passa a fazer parte do calendário oficial do turismo brasileiro. A edição 2023 da Maringá Encantada terá o tema ′Preservando a Magia do Natal′. O evento ocorrerá entre 15 de novembro e 7 de janeiro de 2024. Em breve, o município divulgará a programação completa da campanha.

 

Incluso

“O contorno leste de Londrina, que vai da PR 445 até a BR 369, será um corredor importante para novos parques industriais, beneficiará o acesso ao aeroporto e reduzirá o tráfego de veículos pesados nas vias urbanas”, disse o prefeito Marcelo Belinati ao anunciar a  inclusão do contorno leste no projeto de concessão do pedágio do Paraná. Belinati esteve em Foz do Iguaçu no último mês e levou o projeto pessoalmente para conhecimento do presidente Lula. “O presidente entendeu a magnitude e a importância da proposta e determinou ao ministro dos Transportes, Renan Filho, que desse atenção especial, hoje estamos colhendo os frutos”, afirmou.

.

Gestão no Paraná

O XII Congresso Brasileiro dos Servidores da Administração Pública (Consad), maior evento de gestão pública do Brasil, divulgou nesta quarta-feira (23) que o Paraná ocupa a terceira colocação no Ranking de Competitividade dos Estados. Fica atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina. O ranking levou em consideração 99 indicadores em eixos estratégicos. Um dos principais destaques do Paraná está no pilar ambiental.

 

Gestão no Paraná II

O Paraná lidera o indicador ambiental e registrou crescimento em alguns dados analisados na metodologia, como emissões do CO², transparência no combate ao desmatamento, perda de água, controle do desmatamento e destinação de lixo.

 

Mulher agricultora

Projeto de Lei de autoria do Líder do Governo, deputado Hussein Bakri, aprovado no plenário da Assembleia Legislativa, cria o Dia da Mulher Agricultora no Paraná. O parlamentar afirma que além do simbolismo o dia 15 de outubro vai reforçar a força feminina no campo e incentivar que mais mulheres paranaenses tomem a frente no meio rural. De acordo com o Censo Agropecuário 2017 (o último divulgado), 13% dos estabelecimentos agropecuários do Paraná são comandados por mulheres, ou seja, cerca de 40 mil propriedades.

 

Combate à violência

O Grupo de Trabalho sobre Política de Combate à Violência nas Escolas da Câmara dos Deputados realizará uma reunião nesta quinta-feira (24), em Cambé, para discutir ações que melhorem a segurança nas instituições de ensino. O evento, uma solicitação da deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR), está marcado para às 14 horas, no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora e devem participar autoridades das áreas de educação, segurança pública e saúde mental, além de membros da comunidade escolar de toda a região.

 

TRF no Paraná

Uma Comissão Interinstitucional foi criada pelo Governo do Estado para elaborar estudos e propostas para viabilizar a instalação de um Tribunal Regional Federal (TRF) no Paraná. A implantação da corte no Estado foi aprovada há dez anos por uma Emenda Constitucional, que criou quatro novos tribunais regionais federais – no Paraná, Bahia, Amazonas e Minas Gerais. Segundo o governo estadual, a expectativa é desafogar o grande volume de processos acumulados nos tribunais existentes.