Pequena história: Menino do tronco da árvore:
Conta-se a história de um menino que, de forma determinada, mas sem sucesso, estava tentando tirar um tronco do caminho do seu esconderijo preferido. O pai, calado, observava de perto a luta do filho contra aquele peso. Finalmente disse:
Filho, por que você não usa toda a sua força?
Confuso e já um pouco irritado, o menino respondeu:
Pai, estou usando todas as minhas forças, até a última gota!
Não filho, não está – respondeu o pai calmamente. – Você ainda não me pediu para ajudar!
O que você pode aprender com a calma do pai e com a resposta do pai?
Temos outra passagem, direta da fonte que nos provoca a refletir um pouco mais sobre as nossas alianças, que utilizaremos em nossa rotina diária de desafios e combates desta época. Exatamente na Bíblia, em Samuel 22.1-5.
1 ENTÃO David se retirou dali, e se escapou para a caverna de Adulam: e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ele.
2 E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles: e eram com ele uns quatrocentos homens.
3 E foi-se David dali a Mispa dos moabitas, e disse ao rei dos moabitas: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que saiba o que Deus há-de fazer de mim.
4 E trouxe-os perante o rei dos moabitas, e ficaram com ele todos os dias que David esteve no lugar forte.
5 Porém o profeta Gad disse a David: Não fiques naquele lugar forte; vai, e entra na terra de Judá. Então David foi, e veio para o bosque de Hereth.
O indivíduo inteligente usa toda sua energia quando organiza, estimula o desenvolvimento e utiliza as pessoas à volta dele.
Enquanto fugia de Saul, Davi revelou essa habilidade. A 3 km da cidade de Gate, há um labirinto de vales e colinas com inúmeras cavernas. Uma delas ficava perto da cidade de Adulam, e Davi refugiou-se nela. Enquanto estava escondido ali com a família, Davi atraiu também outras pessoas que enfrentavam dificuldades, a ponto de 400 homens se juntarem a ele. Davi também fez contato com o rei de Moabe, que ofereceu proteção a sua família.
Davi tinha consciência de que não podia fazer tudo sozinho. Ele trabalhou para aumentar a confiança de seus seguidores em sua capacidade de liderar e foi bem sucedido. Os homens de Davi eram leais a ele, e juntos obtiveram sucesso contra os inimigos de Israel.
Proponho-lhe alguns questionamentos para o seu desenvolvimento, assim como para fazer com que você, querido leitor ensine outras pessoas também. Quais alianças suas são benéficas? O que você esta fazendo para torna-las mais fortes? Que alianças você fez na sua história pessoal ou profissional que o impacto foi negativo para você e para os outros?