PODER SE TOMA
Cascavel e Paraná - Infelizmente, o povo que se limita a ver noticiário só de televisão não sabe que o Brasil, em termos políticos, está falido. Se tivesse acesso ao noticiário “de conteúdo” esse povo estaria abalado diante das circunstâncias que revelam que a ala política optou pela simbiose com a policial e transformou em incógnita a grande realidade e, embora paradoxal, essa ignorada grande realidade é o que revela que não há realidade, ou seja, não sabemos o que virá pela frente! Temos no repertório musical do Brasil um samba que diz: “Como será o amanhã? /Responda quem puder! /O que irá me acontecer /O meu destino será como Deus quiser.”!/ Só acho que Deus não irá se meter nisso. Há, sim, um desrespeito à lei, à ordem e aos limites relacionados com poderes que se “coçam” há algum tempo e, nessa ebulição o que começa a se destacar é uma posição tomada por um ex-terrorista – segundo ficha do período militar – e que se conhece por Zé Dirceu, criador do Mensalão, como denunciou Roberto Jeferson. Dirceu, ex-estagiário de Cuba, disse para todo o Brasil ouvir que “Poder não se disputa… Poder se toma”. Uma agressão dessas, unida à ameaça teria, obrigatoriamente, que ter sido encarada com o máximo de responsabilidade e punição adequada, mas não, anda ele por aí, alegre, folgado e solto, confirmando o status no país que não é outro se não uma mistura de “tudo com tudo”, incluindo-se, infelizmente, a falta de respeito principalmente da Justiça Superior que se deixa “escorrer pelas bordas”, em áreas de outros poderes que – não é mais surpresa – deixaram-se domesticar.
Veja-se que ironia: Zé Dirceu declarou-se inclinado a “golpe pela tomada do poder”. Bolsonaro, que nada fez, é perseguido por clima de golpismo, embora nada tenha falado, nada tenha dito, nem sequer insinuado. Quer nos parecer que o plano de Zé Dirceu esteja em ação e mais adiantado do que se imagina.
GRIFE
Ensinaram-nos que o cachorro foi o primeiro animal a ser domesticado no mundo. – Pense bem… Em termos de “Brasil” não terá sido o próprio homem?
FOLHETINS
Presidentes de agremiações partidárias (de partidos) começam as articulações para escolha de candidatos. Com o Brasil precisando de forma urgente voltar à ordem, ao bom comportamento, à confiança que perdeu no mundo e ameaçado de sérias crises econômicas devido a punições internacionais por tomar medidas agressivas à democracia e, aí, pé por pé, os responsáveis indiretos por essa situação, que são no fundo, no fundo os partidos, buscando ajustarem não o País… mas “o lado deles”.
Seria louvável que se juntassem os partidos para procurarem “consertar o que fizeram virar um calhambeque” para, depois sim, faze-lo andar.
Luiz Fux, único integrante do STF que foi juiz, que julgou casos em sua carreira, deu um tapa moral em Alexandre Moraes, assim como em “certos sites que tentam convencer que são segmentos noticiosos, mas que não passam de ajuntamento de pegajosos ativistas. Em seu voto, pois, o ministro Fux afirmou que “a amplitude das medidas impostas” é desproporcional aos direitos do réu, como a liberdade de ir e vir e a liberdade de expressão. Para o ministro, os requisitos que embasariam a imposição de medidas do tipo não foram demonstrados na conduta de Jair Bolsonaro.
Se Antônio Carlos Magalhães fosse vivo e Senador, aquela Casa estaria honrando sua finalidade.
MESA DE BAR
Por ande anda o IRMÃO DO LULA, apontado como um dos principais responsáveis pelo rombo de bilhões nas contas dos aposentados do INSS? Arrisco um palpite:
– Deve andar saboreando a picanha prometida pelo mano do peito e sorvendo a recomendada cervejinha.
– Garçom… Mais uma gelada, por favor