Opinião

Coluna Conexão Esporte: domínio exterior

Coluna Conexão Esporte: domínio exterior

O tema não é novidade por aqui, mas volto a abordá-lo porque parece que a solução para os problemas dos times brasileiros está na contratação de técnicos estrangeiros.

Por mais que nossa grana não valha muito em relação ao dólar/euro e que nosso mercado tenha alguns probleminhas, os dirigentes do futebol nacional estão alucinados atrás de uma salvação. Basta citar o exemplo do Palmeiras, que, após alguns “nãos”, segue em busca de um estrangeiro para o comando.

Os resultados do Brasileirão colocam dois argentinos e um português entre os primeiros colocados. A pergunta é: os nossos técnicos estão fazendo o quê?

A dependência de talentos individuais para obter os resultados já não é mais suficiente para manter os cargos?

Tá faltando estudo?

Tite já fez um mea culpa em relação a isso e convocou os companheiros de profissão para que se engajem nesta questão do estudo. O próprio técnico da seleção ficou mais de ano sem dirigir times apenas estudando e estagiando em clubes europeus.

Claro que o texto não serve para todos. Afinal, tem muita gente boa e que, às vezes, está em times menores no aguardo de uma boa chance.

O técnico influencia, e muito, mas será que precisamos tanto dos estrangeiros?

 

Mais um

Por falar em técnico, caiu mais um no Brasileirão. Por conta do resultado na Copa do Brasil, na terça-feira, Bruno Lazaroni foi demitido do Botafogo. O clube seguirá os próximos compromissos sob o comando do preparador de goleiros Flavio Tenius, que comandará a equipe na partida contra o Ceará, neste sábado, em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

Números

Verifiquei alguns números e notícias sobre um dos novos contratados do FCC. Se depender deles, a chegada de Anderson Cavalo não é nada empolgante. Poucos gols e muitos cartões amarelos. De qualquer jeito, vai caber ao técnico Caranhato fazer o cara jogar, ou o time jogar para ele, para que os gols apareçam em número melhor do que tivemos até agora.

 

Silêncio

Em outros tempos, não estaríamos falando em outra coisa que não fosse o confronto entre Cascavel e Toledo no futebol. Agora, as coisas estão diferentes, já que o Porco não está nada bem no campeonato e vai cumprindo seu papel da melhor maneira possível. A própria imprensa toledana não fala muito sobre o time. Domingo, contra o FCC, o time do técnico Zé Maria vai seguir tentando sua primeira vitória.

 

Bons números

Começam hoje, no Autódromo de Cascavel, os treinos para a 34ª Cascavel de Ouro. Mesmo com a pandemia, o número de carros e pilotos está bem próximo do ano passado. Ou seja, o evento já pode ser considerado sucesso mesmo sem os apoios “de fora” de algumas entidades, órgãos e patrocinadores. O que dá mais valor ainda ao trabalho dos organizadores.