INFORME DA REDAÇÃO

Auditoria em Cascavel

Auditoria em Cascavel

Uma equipe de servidores do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) realizou, na última semana, auditoria para analisar o fomento à mobilidade urbana sustentável pela Prefeitura de Cascavel. A auditoria integra o Plano de Fiscalização 2024-2025 do TCE-PR e possui caráter operacional, o que significa que, caso sejam detectados problemas, serão indicadas soluções aos responsáveis.

Planejamento

A atividade teve como foco central avaliar o planejamento e a gestão municipal da política de mobilidade urbana para melhoria das condições de acessibilidade, segurança e mobilidade por modos ativos. Além disso, foi examinado se os padrões construtivos da legislação urbanística e das obras de mobilidade do município contribuem para a priorização dos modos ativos.

Eleições 2026

O Instituto de Pesquisas Véritas divulgou um levantamento, com os números de Curitiba para as eleições de 2026 para Presidência da República, Governo do Paraná e Senado Federal. A pesquisa é a primeira após o 1º turno da eleição para prefeito.

Ratinho e Greca

O governador do Paraná, Ratinho Junior, é o preferido dos eleitores de Curitiba para ocupar a cadeira de presidente da República. Já o atual prefeito da capital, Rafael Greca, lidera a preferência do eleitorado em uma possível disputa pelo Palácio Iguaçu, enquanto o deputado estadual Ney Leprevost é o favorito para uma das duas vagas do Paraná ao Senado Federal. O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos também aparece no cenário na disputa pelo Senado Federal com 1,2% das intenções.

Aposentadoria Cida

Até a próxima sexta-feira (18), os ministros do Supremo Tribunal Federal julgam no plenário virtual o recurso de Cida Borghetti (PP) que requer a aposentadoria especial por ter governado o Estado do Paraná. O recurso foi apresentado depois que a ministra Cármen Lúcia negou, monocraticamente, o pedido do benefício.

Milei no Brasil

O presidente da Argentina, Javier Milei, confirmou sua participação na Cúpula de Líderes do G20, marcada para 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro. Segundo informações, Milei enviou uma carta ao presidente Lula (PT) afirmando estar disposto a contribuir com a presidência brasileira para o êxito da reunião.

Milei e Lula

Caso ocorra o encontro com Lula, será a 1ª vez que os presidentes argentino e brasileiro se encontrarão. A relação entre ambos é marcada por trocas de farpas e ofensas desde o período da campanha eleitoral argentina em 2023. Milei já chamou Lula de “corrupto”. O petista, por sua vez, não foi à posse do líder argentino, em dezembro de 2023.

Presidência Senado

Diferente das eleições para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, a eleição para a Mesa Diretora do Senado Federal está mais pacífica. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner, afirmou o presidente Lula não deve tomar lado na disputa. A eleição será realizada em fevereiro de 2025. Davi Alcolumbre (União Brasil) é o favorito na disputa. Além de Alcolumbre, manifestaram interesse em concorrer os senadores Otto Alencar (PSD), Eliziane Gama (PSD) e Soraya Thronicke (Podemos).

Erramos

Na edição de ontem (15), n página 3, na matéria sob o título “Pauta ‘fraca’ e sem debate marca sessões da Câmara no pós-eleições municipais”, o campeão de votos é o vereador Tiago Almeida e não “Tiago Amaral” como foi erroneamente grafado. Tiago cravou 4.243 votos em sua reeleição, e segue sendo um dos nomes fortes para disputa da presidência da Casa em 2025.