Variedades

Zoo de Cascavel inicia obras do novo recinto das aves na próxima semana

A obra em si começa em no máximo 15 dias, mas será necessário desmanchar a atual estrutura, trabalho que inicia na segunda-feira (6)

Zoo de Cascavel inicia obras do novo recinto das aves na próxima semana

 

Cascavel – A obra do novo recinto de aves que vai mudar o visual e a “casa” dos pássaros que vivem no Zoológico Municipal de Cascavel começam na próxima semana com a retirada da atual estrutura para que a nova seja construída. O contrato com a empresa Zotti Construtora e Metalúrgica, que venceu a licitação para a construção do novo espaço, foi publicado no Diário Oficial do Município ontem (31). O valor da obra é de R$ 820,862,32.

Rodrigo Neca Ribeiro, gerente da Divisão de Vida Silvestre e Bem-Estar Animal, disse que obra em si começa em no máximo 15 dias, mas será necessário desmanchar a atual estrutura, trabalho que inicia na segunda-feira (6). Para isso, eles terão que retirar parte das aves do setor, para a primeira parte da obra e, depois, fazer o mesmo com outro grupo, para que os animais não sofram com o barulho e transtornos que toda obra acaba gerando.

Conforme o médico veterinário, além dos quatro recintos novos toda a área das aves terá um novo guarda-corpo, que será refeito dentro do novo padrão estabelecido, já que o Zoológico de Cascavel está no processo para receber o selo de certificação de bem-estar animal. O espaço ficará parecido com o do Parque das Aves, um dos principais atrativos de Foz do Iguaçu, com 9 metros de altura e cerca de 50 metros de largura. A diferença para o parque de Foz é que o público não terá a imersão, ou seja, não terá acesso ao interior do recendo, podendo apreciar os animais apenas do lado de fora.

 

“Mais qualidade”

Atualmente, o Zoo tem cerca de 400 animais e pelo menos 30% deles são aves, que com o novo recinto que deve estar finalizado até o mês de novembro, terão um espaço com melhor área de voo, vegetação e fonte de água. As espécies de aves são bem distintas: araras, siriema, papagaio, coruja e gavião, entre outros. “Não vamos aumentar nosso plantel, mas melhorar a qualidade de espaços para eles”, observou Neca Ribeiro.

Ele lembrou ainda que esta é a maior obra que vai ocorrer no zoo nos últimos anos, mas que outras já foram feitas, como a do recinto dos felinos e dos bugios. Mesmo com a obra, a visitação segue normalmente, apesar de o frio afastar um pouco os visitantes. A média de visitação nos meses de calor é de cerca de 20 mil pessoas/mês, já no inverno esse volume fica abaixo das 8 mil pessoas.

 

Entrada controlada

O Zoo funciona de terça a domingo das 8h às 17h. Nas segundas-feiras é fechado para manutenção dos recintos e limpeza em geral. Para entrar é importante que a pessoa acesse a plataforma online do Zoo, que garante o ingresso gratuito aos visitantes. O parque tem a capacidade para receber até duas mil pessoas diariamente, de forma controlada e organizada.

Ele abrange todo o Parque Ecológico Danilo Galafassi que é em toda a sua extensão uma unidade de conservação municipal, numa área de 19,2 hectares. Mesmo fora dos recintos, existem muitas espécies que vivem livremente pela a mata, entre eles, cotia, cachorro do mato, jacú, gato do mato, gambá e as famosas capivaras, que transitam livremente inclusive no parque vizinho ao Zoo, Parque Ecológico Paulo Gorski, que abriga o Lago Municipal de Cascavel.