Política

Vereadora de Toledo cobra do Governo do Estado projeto de Habitação Popular

A preocupação da vereadora é garantir que toda a população tenha acesso às políticas habitacionais, inclusive mulheres em processo de recomeço de suas trajetórias

Vereadora de Toledo cobra do Governo do Estado projeto de Habitação Popular

Autora da Lei “R” 48/2021 que reserva 2% das casas populares construídas em Toledo para mulheres vítimas de violência doméstica, sancionada na última semana, a vereadora Olinda Fiorentin (PSD) busca agora articular junto ao Governo do Estado programas habitacionais para a construção de moradias populares em Toledo. A preocupação da vereadora é garantir que toda a população tenha acesso às políticas habitacionais, inclusive mulheres em processo de recomeço de suas trajetórias, fato que agora é garantido em lei.

“Tenho buscado diálogo com o Governador Ratinho Júnior sobre esse tema, pois compreendo que a moradia é um direito do cidadão é essa política pública precisa ser prioridade em todas as esferas. Pedi direto ao Governador para que olhe para Toledo e que auxilie o Poder Executivo no processo de construção destas casas para a população”, conta a vereadora Olinda Fiorentin.

Olinda Fiorentin declara que a tratativa com o Governo do Estado terá seguimento nos próximos dias. “Muitas cidades do Paraná já foram atendidas com moradias nesta gestão e em Toledo não pode ser diferente. Precisamos de uma sinalização do Ratinho Júnior e um esforço do Poder Executivo local, além da importante participação do Poder Legislativo que tem a função de ouvir o povo e aprovar leis que possibilitem avanços para o processo, além de fiscalizar de forma muito próxima todas essas iniciativas”, esclarece.

A vereadora também pediu na tribuna, logo depois da aprovação da sua Lei “R” 48/2021, que os demais vereadores e vereadora para que através dos seus mandatos possam mobilizar-se no sentido de lutar por moradias populares. “Apesar do tempo difícil que estamos vivendo por causa do estado pandêmico mundial, não podemos deixar de lado políticas prioritárias como é o caso da habitação. Milhares de famílias esperam por uma chance de ter sua moradia. Precisamos lutar com todas às forças para que isso se concretize”, descreve Olinda.

RECOMEÇO – Sobre a Lei “R” 48/2021 que reserva 2% das casas populares construídas em Toledo para mulheres vítimas de violência doméstica, a autora revela que é apenas o começo de uma luta por respeito e dignidade. “Uma lei que não precisaria existir se a violência não fosse uma realidade tão cruel e presente em nossas vidas. Nossa luta é por toda a comunidade, mas não podemos deixar de ofertar oportunidades que possibilitem o recomeço e a igualdade para que essas famílias possam recomeçar”, descreve a vereadora.