Opinião

Velocidade na Terra do Paraná supera expectativas na 1ª etapa

Carlos Alberto Soares, promotor do campeonato, posa para foto com pilotos que disputaram a etapa de abertura da temporada - Crédito: Victor Lara
Carlos Alberto Soares, promotor do campeonato, posa para foto com pilotos que disputaram a etapa de abertura da temporada - Crédito: Victor Lara

Em função da pandemia do novo coronavírus, o Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra só começou no último fim de semana, no Autódromo André de Geus, em Ponta Grossa. Também em função da pandemia, somente três etapas serão realizadas neste ano e todas em Ponta Grossa.

A próxima etapa está marcada para os dias 7 e 8 de novembro e a terceira e decisiva está prevista para os dias 5 e 6 de dezembro. Cada etapa tem duas provas.

O campeonato terá promoção de Carlos Alberto Soares, organização do Automóvel Clube de Ponta Grossa e supervisão da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo).

A etapa de abertura da temporada superou todas as expectativas. Participaram 50 pilotos e as disputas foram empolgantes em todas as provas.

Depois da primeira etapa (duas provas), a classificação do campeonato tem como líderes Amauri Lisboa Júnior na categoria Marcas A, com 43 pontos; Antonio Jorge Amorim Carvalho, na Marcas B, com 44; Genilson Colode, na Turismo 1.600 C, com 43; Hamilton Morsch, na Old Chevy A, com 39; Brendon Julian Zonta Gabardo, na Old Chevy B, com 44; Jefferson Leopoldo de Pontes, na Old Fusca Velocidade A, com 38; e André Victor Nascimento, na categoria Old Fusca B, com 34 pontos.

 

Classificação do Paranaense de Velocidade na Terra

Categoria Marcas A

Pos.   Piloto                   Pontos

1º)     Amauri Lisboa Júnior    43

2º)     Stive Augusto Tokarski 33

3º)     Leonardo Kovalski        28

4º)     Marlon Watanabe 23

5º)     Gefferson Luís de Lima  19

6º)     João Ademir Stabach     15

7º)     Ricardo Felipe Pissett Pamplona       11

 

Categoria Marcas B

1º)     Antonio Jorge Amorim Carvalho     44

2º)     Arlei Tucholski    32

 

Categoria Turismo 1.600 C

1º)     Genilson Colode  43

2º)     Vithor Colodel     30

Marcos Aurélio Rodrigues de Melo  30

4º)     Gabriel Bochnek de Ávila       14

 

Categoria Old Chevy A

1º)     Hamilton Morsch 39

2º)     Douglas Torres     35

3º)     Cleverson David Petrich          25

4º)     Pedro Everaldo dos Santos      21

5º)     Fábio Aramis Claudino  18

6º)     Maurício Cavali    17

7º)     Alefer Kafrec        9

8º)     Magno Di Domenico Bittencourt      3

 

Categoria Old Chevy B

1º)     Brendon Julian Zonta Gabardo         44

2º)     Leonardo    33

 

Categoria Old Fusca Velocidade A

1º)     Jefferson Leopoldo de Pontes  38

2º)     Júlio César França Bueno        32

3º)     Luís Fernando Tatsch    28

4º)     Eduardo Brocovesz       27

5º)     Emanuel Pauzer   19

6º)     Rogerson Pereyma da Silva     17

7º)     Juliano Ferreira dos Anjos       9

Juliano Tozetto    9

9º)     Gabriel Januário dos Anjos     6

Luciano Laroca Rosa     6

11º)   Victor Mahle        4

Ricardo Alexandre Chesco Santos    4

13º)   Daniel Lourenço Gelak  3

Rafael Hilgemberg         3

Anderson Rodrigo de Souza   3

 

Categoria Old Fusca B

1º)     André Victor Nascimento        34

2º)     Artur Leonel de Pontes  33

3º)     Alexandre José Marzolla         30

Nickolas Cavalli Lima    30

5º)     Jairo Kiyochi Nishida    3

6º)     Maycon Kiyochi A. Nishida    3

Gaúcho I

Depois de retomar suas atividades no fim de agosto, o automobilismo no Rio Grande do Sul vive momentos de recuperação no calendário de suas diversas modalidades, já que, por conta da pandemia de covid-19, a temporada 2020 passou a ser disputada em apenas quatro meses. E, neste fim de semana, a Grande Porto Alegre será o palco de três competições bastante distintas entre si.

Gaúcho II

No tradicional Autódromo de Tarumã, em Viamão, pilotos e equipes disputarão a quinta e a sexta etapa do Campeonato Gaúcho de Turismo, a terceira etapa da Copa Fusca e a terceira etapa da Copa Classic. Na sexta-feira, serão realizados treinos a cargo do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e toda a programação oficial será cumprida no sábado, com dois treinos, tomada de tempos e duas baterias para a Copa Fusca e a Copa Classic e quatro baterias para a Turismo 1.4.

Velopark

O Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, será sede da primeira etapa do Campeonato VP Series de Arrancada 201m, com sua programação a ser realizada entre amanhã e domingo.

Gaúcho de Kart

Também no Velopark, mas em seu kartódromo internacional, os pilotos disputarão mais uma edição do Campeonato Gaúcho de Kart. A competição será disputada em regime de etapa única sábado e domingo, em três baterias para cada categoria, sendo a última delas a mais valiosa.

Kiko Porto

Sete meses depois da paralisação em função da pandemia do coronavírus, os pilotos voltam à pista do Estado da Flórida para as duas provas que fecham o calendário de 2020 da USF2000. O brasileiro Kiko Porto (Banco Daycoval/Petromega/DEForce Racing/Speed Group) vai poder acelerar mais uma vez, depois de ficar de fora da última etapa, em Nova Jersey, já que dias antes testou positivo para covid-19. Agora já está curado.