Agronegócio

Troca de experiências na agroindústria familiar

Feirantes, produtores rurais de agroindústrias, veterinários, profissionais do Serviço de Inspeção, representantes da Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica) e Emater de Santa Helena realizaram visita técnica nas agroindústrias da agricultura familiar e no Celeiro na cidade de Guarianiaçu.

A logística da visita técnica foi organizada pela Emater com apoio institucional da Secretaria de Agricultura de Santa Helena.

Os produtores tiveram a oportunidade de conhecer, aprender e trocar experiências com produtores de embutidos (embutidos Pasa), a Queijos Tonial e o Celeiro, sendo este último uma cooperativa que comercializa somente produtos da agricultura familiar em uma prática diferente, pois o mercado onde esses produtos são comercializados permanece aberto diariamente com a venda de frutas, verduras, panificados, queijos, salames entre outros, todos vindos da agricultura familiar.

Na visita técnica foi possível conhecer o processo produtivo, a organização administrativa e estratégias de venda de mercado, bem como as legislações que regem a produção e comercialização. Para os feirantes de Santa Helena, foi importante conhecer práticas diferentes de comercializar o produto da agricultura familiar, possibilitando uma nova visão que será discutida em assembleia por todos os feirantes.

Atualmente o município de Santa Helena, possui 15 feirantes e 16 agroindústrias de produtos de origem animal da agricultura familiar que geram 50 empregos diretos. De acordo com o secretário de Agricultura, José Carlos de Oliveira, todo apoio está sendo ofertado às agroindústrias e para o ano de 2019 o objetivo é ampliar os incentivos para que novas estruturas se instalem no município, fortalecendo as existentes e conhecendo novas práticas de produção de outros municípios.