Política

TRE-PR realiza auditorias em eleição suplementar de Francisco Alves no domingo

Todos os procedimentos serão acompanhados pessoalmente pelo presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, pelos membros da Corte Eleitoral e pelo diretor-geral, Dr. Valcir Mombach

TRE-PR realiza auditorias em eleição suplementar de Francisco Alves no domingo

No domingo, 7 de novembro, cerca de 5,8 mil eleitoras e eleitores devem comparecer às urnas em Francisco Alves, no oeste do Paraná, para eleger a nova administração municipal. Pela primeira vez, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vai realizar auditorias nas urnas em uma eleição suplementar, em cerimônia pública aberta para qualquer pessoa que quiser acompanhar.

Todos os procedimentos serão acompanhados pessoalmente pelo presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, pelos membros da Corte Eleitoral e pelo diretor-geral, Dr. Valcir Mombach.

Como funciona

Para comprovar o funcionamento, a transparência e a segurança das urnas serão realizadas no dia da votação duas auditorias.

  1. A auditoria de funcionamento de urna: confere a contagem, captação e apuração dos votos. O procedimento, totalmente filmado, será transmitido ao vivo pelo YouTube.
  1. A auditoria de verificação dos sistemas: feita no próprio local de votação, antes do início da eleição.

O sorteio das duas urnas que serão auditadas acontece no sábado (06). Tanto o sorteio quanto a auditoria de funcionamento da urna serão realizados em cerimônia pública no Colégio Estadual Vicente Tomazini (Rua irmãos Villas Boas, 1108 – Francisco Alves) com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Já a auditoria de verificação dos sistemas acontece no próprio local de votação da urna sorteada, antes do início da eleição, no domingo.

Protocolo Sanitário

As recomendações de segurança sanitária determinadas para as Eleições 2020 estão mantidas. A principal recomendação é o uso de máscara facial desde o momento em que sair de casa para votar. Será disponibilizado álcool em gel para quem trabalha e também para uso do eleitorado.

(TRE-PR)