Agronegócio

Show Rural representa o tamanho da agricultura brasileira, dizem japoneses

Diretores de algumas das mais conhecidas e importantes empresas japonesas, que juntas faturam mais de US$ 10 bilhões por ano, percorreram a área que recepciona a 31ª edição do Show Rural Coopavel nesta terça-feira, 5. O tamanho da estrutura, sua organização e possibilidades de negócios e parcerias impressionaram a comitiva. “Esse evento é uma clara representação da importância que o agronegócio tem para o Brasil”, disse o diretor da área de alimentos da Kanematsu Corporation, Norio Arai.

Os japoneses foram recebidos pelo diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que lembrou etapas do processo de aproximação da cooperativa de grandes grupos daquele país. As exportações começaram na década de 1990 e 20 anos depois um monumento, que representa a amizade entre os dois países, foi inaugurado na Praça Japão, em Cascavel. É uma pedra de mármore de dez toneladas com imagens entalhadas que representam belezas dos dois países.

Yukio Takanami, do Preco Group, diz que a qualidade dos produtos da Coopavel dá segurança para fornecer alimentos aos clientes japoneses mais exigentes, como escolas, supermercados e restaurantes. Em sua primeira vez no Show Rural, ele disse que percebeu o tamanho da agricultura nacional pela enormidade das máquinas expostas. “Equipamentos dessa proporção não cabem nas áreas agricultáveis que temos por lá”, afirmou.

Hiroaki Furuya, da Nichirei Fresch, considera o povo brasileiro acolhedor, receptivo e bom para fazer negócios. “Estamos muito satisfeitos em ver um evento tão belo e dinâmico como esse”. Dilvo Grolli lembrou que a Coopavel, com seus 48 anos, 5,5 mil cooperados e 5,2 mil colaboradores, exporta para mais de 20 países e que o mercado japonês está entre os mais importantes deles.