Saúde

Saúde distribui 390 mil vacinas para reforço

As doses de D2 são da AstraZeneca/Fiocruz e referem-se ao complemento do esquema vacinal de remessas aplicadas no começo do segundo semestre

An employee puts on an equipment vials containing CoronaVac, Sinovac's vaccine against the coronavirus disease (COVID-19), at Butantan biomedical production center in Sao Paulo, Brazil January 22, 2021. REUTERS/Amanda Perobelli
An employee puts on an equipment vials containing CoronaVac, Sinovac's vaccine against the coronavirus disease (COVID-19), at Butantan biomedical production center in Sao Paulo, Brazil January 22, 2021. REUTERS/Amanda Perobelli

Curitiba – O Governo do Estado distribuiu 390.880 vacinas contra a Covid-19, ontem (4), para as 22 Regionais de Saúde. São 194.250 para segunda dose (D2), 19.960 para primeira (D1) na população acima de 18 anos e 176.670 para reforço (DR) em idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde.

As doses de D2 são da AstraZeneca/Fiocruz e referem-se ao complemento do esquema vacinal de remessas aplicadas no começo do segundo semestre. Os imunizantes para D1 são da CoronaVac/Butantan, destinados à população adulta que ainda não se vacinou.

Já as DR, conforme orientação do Ministério da Saúde, são da farmacêutica norte-americana Pfizer/BioNTech, divididos em 146.250 para trabalhadores da saúde e 30.420 para idosos acima de 60 anos. Elas serão aplicadas em pessoas que tenham tomado a D2 ou dose única (DU) até 31 de março. Este é o primeiro lote do Ministério da Saúde para DR nestes públicos.

Além da distribuição, o secretário Beto Preto também anunciou a chegada de um novo lote de vacinas ao Paraná. Segundo ele, 344.210 doses vão desembarcar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, nesta terça-feira (5).

 

Em Cascavel

Nesta terça-feira (5), Cascavel vacina adolescentes de 16 e 17 anos, sem comorbidades, que devem procurar uma das 42 unidades de saúde, das 8h às 12h, para receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacinação será apenas para esse público, já que eles necessitam de vacinas específicas, conforme determinação do Ministério da Saúde. É preciso apresentar CPF ou Carteira Nacional de Saúde, Carteira de Vacinação, documento com foto e comprovante de residência. Cabe salientar que os adolescentes precisam estar acompanhados dos responsáveis legais. Quando isso não for possível, é necessária uma declaração de autorização.