Saúde

Saúde de Foz inicia vacinação para pessoas a partir de 50 anos neste sábado

Foz do Iguaçu receberá mais 7.110 doses de vacina; agendamento estará disponível na tarde desta sexta-feira (11)

Saúde de Foz inicia vacinação para pessoas a partir de 50 anos neste sábado

A vacinação contra a covid-19 em Foz do Iguaçu começa a atender, a partir deste sábado (12), pessoas a partir de 50 anos. Também poderão receber a vacina profissionais da saúde a partir de 35 anos.

A ampliação da faixa etária foi possibilitada porque o município receberá mais 7.110 doses até a próxima segunda-feira (13). O agendamento estará disponível no site da prefeitura (vacinacao.pmfi.pr.gov.br) na tarde desta sexta-feira (11).

“A cada chegada de novas doses, fazemos a reorganização da campanha para garantir que a vacinação seja acelerada, porque queremos ver, o quanto antes, a população de Foz do Iguaçu imunizada e livre desta pandemia”, afirma a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo.

A vacinação neste sábado acontece, das 8h às 14h, em 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Profissionais de saúde

Os profissionais de saúde a partir de 35 anos das seguintes profissões poderão receber a vacina: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de educação física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionista, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Eles devem levar a carteira do Conselho de Classe, certidão ativa no Conselho de Classe, comprovante de residência e cartão SUS (se tiver).

Grupos vacinados

Seguem sendo vacinados profissionais de saúde, que também devem fazer o agendamento pelo site, forças de segurança e salvamento, e forças armadas, mediante lista enviada pelas corporações, e trabalhadores do transporte aéreo.

Os grupos prioritários podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para aplicação das doses. Esse grupo inclui pessoas acima de 60 anos, com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente grave e trabalhadores da educação (ensino básico e superior).