Variedades

São Tomás é a ilha com mais reservas do Caribe, diz Airbnb

Região faz parte das Ilhas Virgens Americanas, território não incorporado dos Estados Unidos, e é famosa por ter sido cenário do filme Crepúsculo

A Airbnb está abrindo caminho no Caribe — e um dos destinos registrou crescimento maior do que todos os outros países e ilhas da região: São Tomás, nas Ilhas Virgens Americanas, a 500 km da costa de Porto Rico. O local é administrado pelo governo dos Estados Unidos, mas não é um território incorporado ao país do Norte.

Segundo a empresa, ela foi a que recebeu mais reservas entre todos os outros destinos turísticos caribenhos, seguida de perto por San Juan, capital de Porto Rico. De acordo com a Airbnb, o crescimento de hospedagens em São Tomás foi de 600% em relação ao ano passado.

"Nós trabalhamos fortemente para reconstruir e renovar nosso produto turístico, e estamos felizes que nossos esforços em aumentar os visitantes que passam mais de uma noite aqui está dando frutos", afirmou a comissária de Turismo da ilha, Beverly Nicholson-Doty, ao Caribe Journal, se referindo ao furacão Irma, que atingiu o local fortemente entre agosto e setembro de 2017 e diminuiu as vendas de pacotes turísticos.

São Tomás viu um renascimento de sua rede de aviação e de aeroportos, e hotéis e vilas foram recuperados rapidamente. "Com o retorno de hotéis tradicionais, resorts e vilas, além do forte crescimento de plataformas de compartilhamento, nós estamos satisfeitos com essa validação do Airbnb", afirmou Nicholson-Doty ao periódico caribenho.

O Bolongo Bay Beach Resort, principal hotel da ilha, anunciou no final de outubro que já tem altas expectativas de começar a receber turistas antes do Natal. O edifício serviu como sede da patrulha de fronteiras, das autoridades governamentais locais e de muitos outros dispositivos que ficaram sem suas estruturas depois do furacão.

O principal cartão-postal de São Tomás é Magens Bay, uma praia paradisíaca que já foi considerada a mais bonita do mundo pela revista estadunidense National Geographic e que serviu como cenário para cenas do primeiro filme da série Crepúsculo, lançado em 2008. Apesar da fama nos EUA e das passagens de cruzeiros brasileiros pela ilha, poucos turistas do Brasil conhecem o local.

Magens Bay

O ranking é baseado em um relatório publicado pelo Airbnb em setembro. A empresa mediu as reservas futuras registradas para a temporada alta caribenha, que começa em novembro e vai até março de 2019. As projeções foram comparadas com o mesmo volume de reservas que os hospedantes de São Tomás tinham em outubro de 2017 para o mesmo período.