H) Billboard Internas (320X50)
H) Billboard Internas (970x250)

POLÍTICA

Reforma da Previdência: Governadores articulam carta contra exclusão

07 de junho de 2019 às 10:24
Publicidade

Brasília – Governadores de todo o País planejam apresentar uma carta contra a retirada de estados e municípios da reforma da Previdência em tramitação na Câmara. O texto, que já está pronto, deverá ser apresentado na próxima terça-feira (11), quando os governadores se reunirão em Brasília. Primeiro, o documento seria de “veemente repúdio”, mas depois o termo foi suprimido.

No documento, os governadores argumentam que obrigar as gestões estaduais e municipais a aprovar mudanças em seus regimes previdenciários por meio de legislação própria, enquanto tais alterações já estão previstas na proposta em análise no Congresso, representa “não apenas atraso e obstáculo à efetivação de normas cada vez mais necessárias, mas também suscita preocupações acerca da falta de uniformidade no tocante aos critérios de Previdência a serem observados no território nacional”.

A carta diz ainda que a uniformização do tratamento previdenciário sobre as regras gerais dos regimes próprios de Previdência Social dos servidores públicos da União, dos estados e dos municípios existe há mais de 20 anos.

“Por conseguinte, é indispensável contemplar a totalidade dos estados e dos municípios e o Distrito Federal na proposta de reforma da Previdência que hoje se encontra em discussão, a fim de evitar o agravamento da crise fiscal que já se mostra insustentável”, diz o texto.

Os governadores argumentam que, caso não sejam adotadas medidas para a solução do problema, o déficit nos regimes de aposentadoria e pensão, que hoje é de aproximadamente R$ 100 bilhões por ano, pode quadruplicar até 2060, de acordo com estudo feito pela IFI (Instituição Fiscal Independente) do Senado.

 

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

I) Internas lateral Desktop (300x600) - Revisado

PUBLICIDADE

K) Rodapé Internas (728x90) Desktop