Agronegócio

Programas de incentivo ao trigo serão lançados no Show Rural

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cascavel – Dois programas de incentivo ao plantio da cultura de trigo serão lançados no dia 1º de setembro durante a abertura oficial do 2º Show Rural Coopavel de Inverno. O início das visitas guiadas ao parque será às 8h30 da quarta-feira e a solenidade de abertura será às 11h, no auditório Paraná Cooperativo.

A cerimônia contará com a presença de autoridades, entre elas do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Depois dos pronunciamentos de boas-vindas, as autoridades e os convidados seguirão para o estande da Coopavel. Lá, o Monsenhor Reginei José Módolo, o Padre Zico, fará a bênção do evento.

Em seguida, haverá o lançamento dos programas. Governo do Paraná, Faep, Ocepar, Sindiavipar e IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural) são parceiros no Programa Cereais de Inverno e Segunda Safra. A realizadora do Show Rural fará, no mesmo ato, o lançamento do Coopavel Mais Trigo, um plano de incentivos voltado à área de abrangência da cooperativa.

“A cultura do trigo vai crescer muito nos próximos anos. Com novas cultivares, carregadas de inovações tecnológicas, elas estão bastante produtivas e resistentes. Algumas das variedades que serão mostradas na etapa presencial da edição de inverno chegam a produzir seis mil quilos por hectare”, informa Dilvo Grolli. “É um número impressionante, considerando que a média na Argentina, uma referência mundial em triticultura, é de três mil quilos por hectare”.

 

Estações

Quinze empresas vão participar do 2º Show Rural de Inverno, que começará na quarta e se estenderá até sexta-feira. Serão 38 cultivares (20 de trigo) e cinco lançamentos. Os visitantes serão divididos em grupos e, acompanhados de guias, percorrerão em duas horas e meia as 15 estações preparadas para informar e demonstrar sobre as novidades. “E tudo acontecerá sob um cuidadoso plano sanitário”, segundo o coordenador-geral Rogério Rizzardi.

Cooperados da Coopavel podem confirmar presença informando a filial mais próxima de sua propriedade. Não associados devem agendar a visita pelo telefone (45) 335-6885.

Em função das obras de duplicação da BR-277, em frente à entrada principal do parque, o acesso ao evento será pela estrada rural à Colônia São Francisco – lateral do parque. São 300 metros até o estacionamento que leva ao local onde as parcelas foram cultivadas. Os motoristas contarão com o auxílio de placas indicativas nesse percurso.