Agronegócio

Prevenção de doenças em bovinos

 

Um dos temas abordados no Show Pecuário 2018, que acontece dos dias 24 a 27 de julho no Parque de Exposições Celso Garcia Cid, em Cascavel, serão as doenças reprodutivas em bovinos, um dos principais problemas do setor. Bruno Moura, produtor rural, médico veterinário e assistente técnico do Laboratório Zoetis, falará sobre o assunto no dia 26, às 14h30.

Entre as principais enfermidades estão a IBR (Rinotraqueíte infecciosa de bovinos), a BVD (Diarreia viral bovina) e a leptospirose. A BVD instalada no rebanho pode ocasionar sintomas reprodutivos como: abortos, natimortos, má formação fetal e absorção embrionária. Já a IBR, de origem infecciosa, causa nos animais acometidos do rebanho sinais de problemas respiratórios, problemas reprodutivos (aborto, repetição de cio), vulvovaginites, balonopostite e encefalite. Já a leptospirose gera queda de produção, infertilidade e até mortalidade de bezerros.

“Todas elas são alvo de preocupação e causam grandes prejuízos aos pecuaristas, principalmente de leite, foco da nossa palestra. Vamos ensinar que os melhores caminhos para prevenção são o manejo e a vacinação. Na leptospirose, por exemplo, o controle do transmissor, que são os ratos, é fundamental”, explicou Bruno.

Show Pecuário

O Show Pecuário, organizado pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná, foi criado com o objetivo de ser um grande disseminador de tecnologia, informação e de novos negócios aos criadores de animais da região Oeste do Paraná.

Além da feira, dos expositores, da indústria, do comércio e da prestação de serviços, o Show Pecuário 2018 vai reunir animais entre bovinos de leite e corte, ovinos e equinos, que vão participar de leilões, julgamentos e do balcão permanente de negócios. Palestras, workshops e reuniões também serão realizadas ao longo dos quatro dias da feira.

Foto: Divulgação