Política

Paranhos anuncia a duplicação do Contorno e a extensão da Brasil

Com a ordem em mãos, Paranhos comemora liberação das obras

Paranhos anuncia a duplicação do Contorno e a extensão da Brasil

Cascavel – O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, usou as redes sociais ontem (12) para informar que a ordem de serviço para a duplicação do Contorno Oeste já está assinada e que as obras começam em breve. Hoje, Paranhos irá se reunir com a empresa para tratar os detalhes do início da duplicação. Ele também confirmou o prolongamento da Avenida Brasil até o contorno.

“Nos últimos quatro anos, temos desatados alguns nós que nossa cidade tinha há muito tempo. Eu estou aqui com a ordem de serviço que é da duplicação do Contorno Oeste, que liga a BR-467 à BR-277. Já existe o contorno, mas desde 2017 estávamos lutando para que essa obra pudesse acontecer”, disse, com a ordem em mãos.

Apesar de ser um importante gargalo para desafogar o trânsito da cidade, o trecho da BR-163 é palco constante de acidentes. Na última quinta-feira (8), uma mulher de 28 anos morreu na hora ao bater em um caminhão.

 

Demora

O contrato para a duplicação do trecho foi assinado em agosto de 2016, contudo, parou por entraves burocráticos encontrados pela empresa Dalba Engenharia, construtora responsável pela execução do serviço, referente às licenças ambientais necessárias de construção.

Na última sexta-feira (9), o IAT (Instituto Água e Terra do Paraná) emitiu uma Licença de Instalação, a qual permite que a empresa inicie a duplicação e realize a instalação do canteiro de obras.

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) informa que são necessários mais alguns trâmites internos para que a empresa possa iniciar as obras, porém, pretende resolver essas questões o quanto antes.

O trecho a ser duplicado corresponde a 14,28 quilômetros. A previsão é de que as obras sejam concluídas até agosto de 2022, quando termina o contrato da empreiteira com o governo federal. O valor do convênio é de R$ 101.558.972,39, recursos disponibilizados pela Itaipu. O DER é responsável pela execução do projeto desde novembro do ano passado.

 

Av. Brasil

O convênio prevê uma segunda etapa do projeto, que é o prolongamento da Avenida Brasil até o Contorno Oeste. A ligação começa no KM 208 da BR-163, passando pela estrada rural Chaparral, até a avenida principal de Cascavel, na altura do Bairro Santa Cruz, em uma extensão de 4,79km. Somente esse trecho deverá custar aproximadamente R$ 17 milhões.

O DER informou que estão sendo definidos alguns detalhes da ligação com a Prefeitura de Cascavel. O prefeito Paranhos disse que resta acertar a desapropriação das áreas onde passará a avenida.

Foto: SECOM