Clássico mais tradicional e de maior rivalidade do Estado de São Paulo, com mais de 100 anos de confrontos, o Dérby entre Palmeiras e Corinthians é o destaque da 5ª rodada do Paulistão 2019, às 17h deste sábado, no Allianz Parque.

O duelo decidiu o último campeonato estadual e seguiu durante muito tempo com polêmicas fora de campo. Tudo pela marcação de um pênalti, a favor do Verdão, que oito minutos depois foi desmarcado com possível interferência externa. Esse imbróglio foi parar na Justiça com ameaça alviverde de impugnação do campeonato, que passou a ser chamado de “Paulistinha” pelos palmeirenses.

Esse episódio fez o Palmeiras romper com a Federação local, que passou a identificar todos os responsáveis pela arbitragem na escala dos jogos a partir deste ano, além de ter feito a TV Globo, responsável pelas transmissões do campeonato, adotar como regra a não reprodução de lances até a decisão final do árbitro sobre determinada jogada.

As equipes

Para este domingo, fica a expectativa quanto à escalação do Palmeiras, que chegou a ameaçar utilizar sua equipe de transição no campeonato, mas que tem atuado com força máxima, o que o fez chegar a 13 jogos de invencibilidade na última quarta-feira, desde o Brasileirão 2018. No Corinthians, que oscila neste início de temporada e está fora da zona de classificação para as quartas de final, a novidade pode ser Vagner Love, devidamente registrado e apto a estrear no clássico.