Variedades

Os erros mais cometidos na hora de cozinhar

São diversas etapas que podem influenciar diretamente no sabor das refeições

Os erros mais cometidos na hora de cozinhar

Ninguém está totalmente livre de falhar ao acompanhar uma receita. Ou até mesmo por escolher não acompanhar. Os erros mais cometidos na hora de cozinhar podem acontecer com qualquer um. Essa é a verdade. Mas, sempre existem hábitos valiosos para evitar deslizes na atividade culinária.

São diversas etapas que podem influenciar diretamente no sabor das refeições, no aspecto visual e na sua qualidade em geral. 

Com as possíveis falhas pairando no ar, alguns truques podem contornar a situação e solucionar tais imprevistos. Trouxemos à tona os erros mais cometidos ao cozinhar e dicas impressionantes para te ajudar nesses contratempos.

Este texto foi produzido em parceria com o site Cozinha Blog.

  • Esquecer de provar

É frustrante para quem cozinha reparar que seu prato está com pouco sal após o trabalho. Ou notar que o tempero está muito forte, desequilibrando o paladar da refeição. 

Porém, este erro poderia ter sido evitado bem antes, ainda no cozimento. Esquecer de provar põe em risco o sucesso de um menu delicioso. Se você quer caprichar na hora de cozinhar, não deixe de experimentar sua comida antes de finalizá-la.

  • Tentar descongelar a carne ao cozinhar

“Chegou o momento de pegar os ingredientes para fazer a comida. E só agora a pessoa se depara com a carne ainda congelada.” Essa cena é mais comum do que se imagina.  

E o que geralmente as pessoas fazem? – Tentam descongelar a carne ao cozinhar, colocando a peça dentro da panela quente para executar o procedimento mais rapidamente.

É um dos erros mais cometidos por quem não tem muita noção sobre preparo das proteínas. Infelizmente, quando isso acontece, a carne parece “bonita” por fora e crua por dentro. 

Não faça isso. Pense no cardápio do dia bem cedo, certifique-se de colocar a carne para descongelar horas antes. Permita que isso aconteça naturalmente. Essa é a melhor saída para conseguir uma carne saborosa, uniforme e robusta.

  • Não organizar a cozinha antes da tarefa

Quem não organiza a cozinha antes da tarefa, nem ao menos faz a limpeza do ambiente, está procurando problemas. Que vão desde a uma possível contaminação cruzada até o desespero por não encontrar utensílios necessários. 

Fazendo com que alimentos passem do ponto enquanto o indivíduo se vê perdido durante o serviço.

Para facilitar a sua vida, mantenha os temperos sempre à vista. Guarde os utensílios mais usados mais perto do fogão e bancada. 

E nem precisamos dizer em como uma cozinha suja faz mal em todos os sentidos, não é mesmo? Limpe-a. Organize-a. Não cometa esse erro na hora de cozinhar.

  • Deixar de ler toda a receita previamente

As inúmeras receitas disponibilizadas na internet são de encher os olhos; auxiliam no preparo de refeições para qualquer evento. Em meio a tanto entusiasmo para deliciar o prato desejado, algumas pessoas deixam de ler toda a receita previamente. Quando se dão conta, faltam ingredientes, equipamentos de cozinha, etapas parecem estar na ordem incorreta, entre outros pontos.

Tome cuidado para isso não acontecer com você. Ao encontrar uma receita interessante para colocar em prática, veja os ingredientes necessários. Tenha certeza que todos eles estão na sua despensa. Caso não estejam, vá ao mercado com a lista solicitada na receita.

Antes de acender o seu fogão, observe as fases de cozimento. Analise se as ações correspondem a ordem natural.

  • Ignorar a quantidade adequada dos ingredientes

Se a receita indica 1 xícara de farinha, ponha no recipiente 1 xícara de farinha. Ok. Parece meio gritante, mas há quem prefira fazer tudo na base do “chutômetro”. Para quem domina a cozinha e possui vasta carreira profissional, isso pode não dar tão errado assim. 

Independente da sua relação com a cozinha, tenha medidores de variados formatos. Invista em ferramentas que te ajudarão na hora de cozinhar. Assegure-se sobre as medidas para os materiais indicados. Não deixe de usar as peças para cumprir a quantidade adequada dos ingredientes.

  • Levar à frigideira vários alimentos de uma vez

Sempre que avistamos aquele espacinho “a mais” na frigideira e não poupamos esforços em lançar mais um alimento. De repente, a panela está completamente cheia. Se você ainda não enxergou porque esse é um dos erros mais cometidos na hora de cozinhar, vamos te explicar o porquê.

Quando isso é feito, o cozimento leva muito mais tempo do que o esperado. Podendo ocorrer a apressada retirada dos alimentos que ainda estão crus em seu interior. 

Sendo assim, coloque a comida na frigideira aos poucos. Posicione pequenas porções para obter o melhor resultado.