Automóveis

MINI Concept Aceman apresenta o futuro

O MINI Concept Aceman ficará posicionado entre o tradicional Cooper Hatch de 3 portas e o Countryman

MINI Concept Aceman apresenta o futuro

A nova família MINI está tomando forma. Com a estreia mundial do MINI Concept Aceman, a marca britânica apresenta, pela primeira vez, uma nova linguagem de design e muitas inovações tecnológicas que moldarão as futuras gerações de modelos da marca. O estudo de um primeiro modelo crossover da MINI para o segmento premium de veículos compactos reúne características que delineiam o prazer de dirigir típico da marca no futuro: de um funcionamento puramente elétrico a uma linguagem de design clara e simples, além de um conceito de material que não usa elementos de couro ou cromo, bem como uma nova experiência digital em seu interior.

“O MINI Concept Aceman oferece o vislumbre de um veículo completamente novo, preenchendo o espaço entre o MINI Cooper e o MINI Countryman no futuro da família de modelos”, diz Stefanie Wurst, Head da MINI. “Este carro-conceito reflete como a MINI se reinventa para seu futuro totalmente elétrico e o que a marca representa: um go-kart feeling eletrificado, uma experiência digital imersiva e um forte foco em uma pegada ambiental mínima”.

“A linguagem de design do MINI Concept Aceman anuncia o início de uma nova era de design para a MINI”, explica Adrian van Hooydonk, Head de Design do BMW Group. As características de design típicas da marca MINI sempre foram inconfundíveis, continua Hooydonk. “Estamos voltando a elas agora, mas ao mesmo tempo combinando-as consistentemente com tecnologia inovadora. Com essa abordagem, estamos reconstruindo os ícones de design da MINI, com todos os seus pontos fortes analógicos, para o futuro digital”.

O princípio por trás da “Simplicidade Carismática” mostra o essencial, dando ainda mais ênfase aos recursos de design característicos da MINI. Os elementos-chave aqui são a impressionante frente do veículo com um elemento octogonal da grade do radiador fechado e iluminado, superfícies generosas do chassi estruturadas por bordas afiadas, uma silhueta atlética e uma traseira poderosa com luzes dispostas verticalmente.

A carroceria do MINI Concept Aceman vem na cor Icy Sunglow Green, um tom turquesa brilhante. O tradicional British Racing Green metálico é usado como cor de contraste para o teto. Para combinar, o contorno na borda inferior da carroceria tem acabamento em tom verde escuro. Detalhes em azul e rosa-laranja enfatizam o caráter animado deste veículo.

Modelo crossover

O MINI Concept Aceman tem quatro portas e uma grande tampa do porta-malas com assentos internos para cinco pessoas. O estudo também tem as proporções que você esperaria da marca com um comprimento exterior de 4,05 metros, uma largura de 1,99 metros e uma altura de 1,59 metros, tudo em uma forma altamente contemporânea.

A carroceria ampla, os arcos das rodas fortemente contornados, as rodas de 20 polegadas, um impressionante rack de teto e os painéis dianteiros e traseiros com estilo de proteção inferior enfatizam as características sólidas e completas de um modelo crossover para diversão na condução urbana.

“O conceito de veículo puramente elétrico significa que o design pode ser voltado mais para os valores básicos tradicionais da MINI, em termos do princípio de usar o espaço de forma criativa”, diz Oliver Heilmer, Head de Design da MINI. “Isso cria modelos que ocupam pouco espaço na rua, oferecendo ainda mais conforto, mais versatilidade e mais emoção do que nunca no interior”.

Crédito: Divulgação