Os Jogos Abertos Pardespotivos do Paraná (Parajaps), sediados em Londrina, foram encerrados no domingo (18). Marechal Rondon pela primeira vez teve participantes e conseguiu atingir bons resultados, ao conquistar 12 medalhas, sendo sete de ouro, uma de prata e quatro de bronze. Já nesta segunda-feira (19), parte da delegação do município foi recepcionada pelo prefeito rondonense Marcio Rauber no saguão da prefeitura e na oportunidade foram parabenizados e tiveram a garantia do apoio ainda maior por parte do poder público.

No ato, além do prefeito e atletas, estiveram presentes ainda, o secretário de Esporte e Lazer, Cristiano Metzner (Suko), demais secretários, como também servidores.

NÚMEROS

Os parajaps aconteceram entre quinta-feira (15) e domingo (18). As primeiras medalhas saíram no atletismo. O grande destaque foi a Simone Carvalho, que conquistou três medalhas de ouro, sendo uma pelo salto em distância, outra pela prova dos 100 metros rasos, no qual bateu o recorde e, por este feito, conquistou mais uma medalha de ouro.

As outras de ouro no atletismo foram conquistadas por Maria Solange, nas provas de lançamento de dardos e disco. Maria Olinda conquistou mais um ouro com o lançamento de dardos.

Ainda no atletismo, Paulo Ricardo Franco garantiu uma de prata no arremesso de peso e Ronaldo Carlos Gonçalves, duas de bronze, com as provas de lançamento de disco e de dardo.

No handebol, duas medalhas para Marechal Rondon. No naipe feminino, a de bronze, e no masculino, a de ouro.

Por fim, o município conquistou ainda uma medalha de bronze com o parabadminton, que teve como representante Sergio Lange.

AGRADECIMENTO

O secretário de Esporte e Lazer, Cristiano Metzner (Suko), enalteceu a conquista dos atletas rondonenses. "Foi uma conquista inédita e muito merecida, porque esses atletas muito se prepararam para chegar a este momento incrível. Tudo isso se deve também ao Anderson e a Atacar de Toledo que nos deram todo o suporte necessário para que pudéssemos estar com eles em Londrina e ter essa grande façanha", destaca.

Suko fala ainda sobre a expectativa que tinha sobre a competição. “A nossa intenção era de participar da edição deste ano dos Parajaps para obter conhecimento. Marechal nunca tinha participado. É uma competição totalmente diferente, com regras e público principalmente. A gente foi focado em possibilitar a prática esportiva destas pessoas com necessidades especiais. Fomos atrás de pessoas do município para participar, mas sem pretensão nenhuma de medalha. Queríamos ter essa experiência. Mas a gente ficou muito satisfeito, pois conquistamos medalhas, obtendo êxito em boa parte das modalidades que participamos”, enaltece.

Diante dos bons números no parajaps, o secretário quer aprimorar a prática esportiva deste público no município. “Queremos ofertar todas essas modalidades no município e vir ainda mais forte para a disputa do ano que vem. Fica o convite para as pessoas nos procurarem e que possamos pensar juntos para um novo cenário com essas pessoas com necessidades especiais”, completa.

Ao recepcionar os atletas no saguão da prefeitura e felicitá-los pelas conquistas na competição, o prefeito Marcio Rauber destacou que é fundamental o respeito aos portadores de necessidades especiais. “Aqui mesmo, no paço municipal, não existe a acessibilidade, pois quando o prédio foi construído, na década de 70, não se pensou nisso. Estamos trabalhando nesse sentido e, em breve, nossa prefeitura terá um elevador para facilitar o acesso de cadeirantes a todas as instalações”, disse o prefeito.