O Paraná já começou a se organizar para o maior evento de massa do MSTTR (Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais) voltado às lutas das mulheres do campo: a Marcha das Margaridas. Em sua sexta edição, a Marcha ocorre a cada quatro anos em Brasília, organizada pela Contag, em parceria com as Federações, entre elas a Fetaep, no Paraná. A última foi em 2015 e a próxima será em agosto de 2019.

Mesmo que ainda falte mais de um ano para a concretização do evento, o Paraná já fez o lançamento oficial da Marcha durante o Encontro Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais, realizado em Curitiba no mês passado. Estiveram presentes as coordenadoras de Mulheres das dez Regionais Sindicais da Fetaep, além da secretária de Mulheres, Marucha Vettorazzi.

Segundo ela, após essa largada, as coordenadoras já voltaram para suas regionais focadas na captação de recursos e na organização das participantes para o grande ato. “Esperamos levar, pelo menos, um ônibus por regional”, diz Marucha.

A partir de agora, explica, o Paraná inicia a realização de rifas, entre outras atividades sociais, para levantar verba para as despesas com transporte e alimentação das participantes da Marcha – que há quase 20 anos vem pautando e reivindicando do governo federal políticas públicas que defendem, amparam e empoderam as mulheres trabalhadoras rurais.