Política

Informe da redação: Voto Útil, Refic e Covid-19

Voto Útil

A Audiência Pública em defesa do “voto útil” realizada ontem (1°) na Câmara de Cascavel, com o tema “Cascavelense vota em cascavelense”, resultou em alguns encaminhamentos e sugestões. Ficou acordado que será realizada uma campanha de conscientização para que a sociedade possa analisar melhor seu voto e depositar em candidatos de Cascavel e região, além de ser criado um comitê com as entidades para que seja dado andamento nos debates.

 

Voto Útil II

A audiência foi proposta pelos vereadores Dr. Lauri (PROS) e Alécio Espínola (PSC) e contou com a presença das associações representativas do comércio, indústria, órgãos de segurança, pastoral política da Arquidiocese de Cascavel.

 

Refic

A partir da próxima segunda-feira (4), contribuintes que não conseguiram quitar seus impostos municipais em anos anteriores, terão mais facilidade para pagar suas pendências. Eles poderão aderir ao Programa de Recuperação Fiscal do Município de Cascavel (Refic) que prevê descontos de até 90% sobre juros e multas. Para atender aos contribuintes, uma central foi montada no auditório da Prefeitura, mas o contribuinte também poderá fazer o procedimento online, no site do Município de Cascavel, sem sair de casa.

 

Av. Brasil

A Câmara de Cascavel discute durante a sessão ordinária de segunda-feira (4), um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a delegar temporariamente ao DER a administração de um trecho de 4,79 km entre a Avenida Brasil até a BR-163, para a execução das obras de prolongamento da principal avenida de Cascavel. O prazo da delegação é de três anos.

 

Crise Hídrica

A crise hídrica foi tema de uma reunião entre a Acic e a Sanepar. No encontro foram discutidas estratégias para diminuir os impactos da crise hídrica na região e amenizar riscos de desabastecimento. O Oeste é uma das regiões mais castigadas pela estiagem no Paraná. A média de precipitação, considerando período de janeiro a setembro, é de 1.768 milímetros. Em 2020 ela foi de apenas 919 e neste ano foi de 816.

 

Covid-19

A Câmara de Toledo discute na próxima semana um projeto de lei proposto pelo vereador Marcelo Marques (Podemos) que proíbe a exigência de vacinação da covid-19 no Município. A proposta visa impedir que os não vacinados contra a doença tenham restrições de acesso e permanência em locais públicos ou privados, participação em provas, concursos ou utilização de quaisquer serviços, públicos ou privados.

 

Fozhabita

A superintendente do Fozhabita, Elaine Anderle, espera entregar ainda neste semestre o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social para ampliar o acesso à moradia para as famílias de baixa renda em Foz do Iguaçu. O instituto já entregou 1,1 mil moradias em menos de um ano e segundo adiantou a superintendente vai reforçar a atuação para assegurar projetos habitacionais às famílias vulneráveis. Um dos objetivos do Fozhabita é regularizar os imóveis de oito mil famílias.

 

Homeschooling

O governador do Paraná, Ratinho Junior irá sancionar na próxima segunda-feira (4) a lei que institui o homeschooling no Paraná. O texto aprovado pela Assembleia Legislativa regulamenta o ensino domiciliar, sob o encargo dos pais ou responsáveis, com supervisão e avaliação periódica da aprendizagem por órgãos de ensino. A prática não é obrigatória. Os pais poderão optar entre o ensino escolar tradicional ou o domiciliar.