Relator de ação passou pelo oeste

O desembargador Robson Marques Cury, relator da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) proposta por oito deputados contra a cessão das rodovias do Paraná para a União, já trabalhou em Cascavel e Toledo. Cury nasceu em Tibagi e, como juiz, exerceu suas funções nas Comarcas de União da Vitória, Dois Vizinhos, Cerro Azul, Toledo, Cascavel e Curitiba. Em 2004, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

 

Serraglio assume

O paranaense Osmar Serraglio volta à política nacional. Ele assumiu ontem a vaga de deputado federal no lugar de Boca Aberta (Pros), que teve a candidatura cassada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na noite de terça-feira. Serraglio já foi deputado federal por cinco mandatos e foi ministro da Justiça no Governo Temer, em 2017. Nas eleições de 2018, Serraglio fez 64.572 votos.

 

Boca Aberta reage

Boca Aberta classificou sua cassação como “mais um golpe do TSE”, por apoiar o presidente Jair Bolsonaro. Os autores da ação contra ele são deputados aliados ao governo federal, Osmar Serraglio (MDB), Valdir Rossoni (PSDB) e Evandro Roman (Patriota).

 

A ação

Boca Aberta foi eleito com 90.158 votos, mas participou das eleições com liminar que lhe garantiu a diplomação como deputado. Na terça, o TSE derrubou a liminar considerando que ele estava inelegível por oito anos a partir de 2017, quando, ainda vereador, teve a candidatura cassada pela Câmara de Londrina por quebra de decoro parlamentar por vaquinha feita internet para pagar uma multa eleitoral.

 

Off de Bolsonaro

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, disse ontem que Bolsonaro não lhe deu resposta sobre a retirada da praça de pedágio entre Cascavel e Toledo, na BR-467. Na terça-feira, Paranhos explicou pessoalmente ao presidente a situação da região. Bolsonaro teria lhe dito que a situação seria resolvida no Ministério da Infraestrutura.

 

Eletivas

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cascavel, vereador Edson Souza (MDB), solicitou informações à 10ª Regional de Saúde sobre a fila de cirurgias eletivas em Cascavel. “Não há uma lista única sobre isso, então precisamos juntar essas informações para sabermos qual a situação atual do Município”. Boa sorte, vereador, pois o Jornal O Paraná caça essa lista há dois anos.

 

Expo Dubai

Empresários das diferentes regiões do Estado vão integrar a Missão Paraná que em outubro visitará a maior e mais antiga exposição do mundo. A Expo Dubai, com foco em inovação, artes, design e negócios, será realizada de 1º de outubro a 31 de março de 2022. Em seis meses de evento, a expectativa dos organizadores é de receber 25 milhões de visitantes. Em Cascavel, diretores da Acic tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Missão Paraná ontem. Ela será realizada de 7 a 16 de outubro. Diversos grupos da Acic seguirão em datas diferentes para a Expo Dubai.

 

História

A Expo Dubai acontece a cada cinco anos e foi originalmente criada em 1851, em Londres. Nela foram lançadas, entre outras tecnologias que mudaram o mundo, a Torre Eiffel, o telefone, o nylon e o refrigerante. A área construída onde a mais antiga exposição do mundo acontecerá tem quase cinco quilômetros quadrados.

 

Código eleitoral

A proposta do novo Código Eleitoral, elaborada pela deputada Margarete Coelho (Progressistas-PI), incluiu de última hora um dispositivo que pode barrar qualquer pretensão eleitoral do ex-juiz Sergio Moro e afastá-lo da disputa pelo Palácio do Planalto em 2022. O texto prevê que juízes, policiais e promotores ficam impedidos de se candidatar até cinco anos depois de deixar o cargo. O texto ainda precisa ser aprovado por deputados e senadores para entrar em vigor.