Lula de volta à Justiça

A Procuradoria da República do Distrito Federal ratificou à Justiça as denúncias feitas pela força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a compra do terreno para a construção do Instituto Lula e de um apartamento. As acusações envolvem também o ex-ministro Antônio Palocci e o empresário Marcelo Odebrecht, que teria custeado os bens. No ofício, o procurador do MPF-DF, Frederico Paiva, diz que qualquer procurador poderia subscrever novamente a denúncia, em razão do “extenso lastro probatório”, e que não há nulidade na ação. A denúncia será novamente analisada pela Justiça.

 

Veto ao Refis

A votação do novo Refis (parcelamento de débitos com o governo federal) passou na quinta-feira (5) pelo Senado em votação relâmpago, mas o texto aprovado não tem concordância da equipe econômica.  Se o texto passar na Câmara, a recomendação do ministro da Economia, Paulo Guedes, e da sua equipe será o veto de tudo que não foi combinado.

 

Duty Free

Nesta segunda-feira (9), às 9h, a Câmara realiza audiência pública para debater a instalação de lojas Duty Free em Foz do Iguaçu. O debate foi chamado pela vereadora Anice Gazzaoui (PL). “Queremos discutir principalmente a retomada pós-pandemia. Estamos muito preocupados com a situação e queremos trazer esclarecimentos aos futuros investidores, sejam eles estrangeiros ou do mercado interno, para também pontuar como eles podem se motivar a abrir lojas francas aqui”.

 

Hilux e Land Rover

O cadastro do Bolsa Família tem beneficiários com carrões que valem mais de R$ 100 mil e chegam a somar R$ 500 mil numa só família, revelam fiscalizações da Controladoria-Geral da União. São camionetes Hilux, Frontier, Land Rover, Toro, e caminhões Volvo e Mercedes Benz. A fraude acontece também na concessão do Seguro Defeso. O levantamento é de Lúcio Vaz, colunista da Gazeta do Povo.

 

5G no PR

Os ministros das Comunicações, Fábio Faria, e da Agricultura, Tereza Cristina, e o deputado paranaense Pedro Lupion (DEM) estarão na unidade da Embrapa Soja, em Londrina, no próximo dia 12, para lançar o 5G na região. Os paranaenses terão a oportunidade de conhecer mais sobre a nova tecnologia e seus usos para a conectividade rural. A ocasião contará com demonstrações de tecnologia 5G, que podem auxiliar desde o monitoramento de qualidade da soja até as áreas de controle de pragas, máquinas agrícolas, controle meteorológico, entre outras.

 

Votos diretos

O Projeto 305/2021, do senador Alvaro Dias, prevê eleições diretas dos membros do Conselho Federal, além de fixar novas regras sobre publicação de balanços e contas e a utilização de bens pertencentes à OAB. Pelas regras atuais, a eleição dos membros da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é feita por um sistema de chapas, com votos diretos nos âmbitos municipal e estadual, mas indiretos no âmbito federal. A proposição é fruto de uma luta já de vários anos dos advogados de todo Paraná.

 

 

Armadilha difícil de desarmar

A decisão de levantar as cancelas dos pedágios após o término dos contratos pode indicar que dificilmente os próximos contratos de concessão do Anel de Integração sejam assinados (ou entrem em vigor) antes das eleições do ano que vem. Imagine a coragem do governador, e do próprio presidente, de voltar a cobrar os odiados pedágios às vésperas das eleições após meses de passagem livre?