Política

Informe da redação do dia 20 de novembro de 2018

Lava Jato na transição

Futuro ministro da Justiça do Governo Bolsonaro, o ex-juiz Sergio Moro levou para o gabinete de transição em Brasília integrantes da Polícia Federal que participaram da Operação Lava Jato. Alguns deles são Rosalvo Franco Ferreira, ex-superintendente regional da PF no Paraná, e Erika Mialik Marena, uma das primeiras delegadas a comandar a Lava Jato, tendo inclusive nomeado a operação. Há expectativa ainda de que o comando da PF também fique com um paranaense: o mais cotado é Maurício Valeixo, hoje o chefe da polícia do Paraná.

No limite

O TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) acendeu a luz vermelha do governo estadual. O Executivo extrapolou 90% do limite de 49% da receita corrente líquida com a folha em 2018 e foi alertado para não sofrer restrições da Lei de Responsabilidade e da Constituição em caso de atingir 95% desse limite.

Nos bastidores

Vereadores de Toledo não tiveram folga no feriadão. Foram diversas reuniões para tratar sobre o iminente pedido de cassação do prefeito Lúcio de Marchi por ter inaugurado obras inacabadas. O projeto que embasa o pedido foi aprovado no início do ano, de autoria da vereadora Olinda Fiorentini. Inclusive, foi devido a ele que não aconteceu a inauguração do Hospital Regional, cuja solenidade chegou a ser divulgada, mas foi cancelada. Até hoje o hospital não abriu as portas.

Tenso

Ainda em Toledo… Anda complicada a vida do vice-prefeito Tita Furlan, que vem sendo retalhado de todas as maneiras possíveis por ter disputado as eleições de outubro. Semana passada até a vaga no estacionamento da prefeitura ele perdeu. No lugar, agora tem cones.

Baixo Iguaçu I

O MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) teme que fique para o ano que vem a reunião aguardada pelas famílias de Capitão Leônidas Marques e Capanema atingidas pela construção da Usina de Baixo Iguaçu com os órgãos públicos para discutir a questão das indenizações pendentes aos 150 agricultores que, segundo o movimento, ainda não foram indenizados.

Baixo Iguaçu II

A reunião deveria ter ocorrido no início deste mês, mas, de acordo com o MAB, está complicado o agendamento, já que a troca de governo se aproxima e as pessoas não querem mais se comprometer com o caso em fim de mandato. O Consórcio responsável pela construção e pela administração da Usina afirma que as negociações seguem de forma individual com as pouco mais de 40 famílias da área de remanso e que os outros casos estão todos finalizados. Já o MAB afirma que são pelo menos 150.

Eleições OAB

Todos os advogados inscritos na OAB devem votar nesta quinta-feira (22) entre as 9h e as 17h para a escolha da diretoria que atuará de 2019 a 2021. Em Cascavel, tem bate-chapa: “XI de agosto” composta por André Beck de Lima como presidente e Lucas Velasco como vice-presidente; e “OAB para todos”, tendo Jurandir Parzianello Junior como presidente e Paulo Roberto Pegoraro Junior como vice-presidente.

Haddad réu

Segue o inferno astral petista. Ontem, foi a vez de o ex-prefeito paulistano e candidato derrotado à Presidência Fernando Haddad (PT) se tornar réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em decorrência da delação do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC. O juiz Leonardo Barreiros, da 5ª Vara Criminal da Barra Funda, instaurou ação penal ao aceitar denúncia do Ministério Público de suposto pedido de R$ 3 milhões para quitar dívidas de campanha. Haddad nega irregularidades e diz que acionará a Justiça para se defender.

*** O ex-governador Beto Richa e a esposa, Fernanda, curtem um cruzeiro no transatlântico MSC Seaview. ***Embarcaram no porto de Barcelona, passarão por Lisboa e, no retorno ao Brasil farão escalas em Salvador, Rio de Janeiro e Santos.