Política

Informe da Redação

Informe da Redação

 

 

Sem férias

O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSD), comunicou que não haverá recesso parlamentar no mês de julho, conforme previsto no Regimento Interno. Segundo Traiano, a decisão foi acordada com os líderes partidários, em razão das medidas adotadas em Brasília, sobre a redução do ICMS nos combustíveis, e que ações poderão ser tomadas no Estado e ser necessária a atuação dos parlamentares.

 

Período eleitoral

Durante o comunicado, Traiano também disse que, após reunião conjunta entre as assessorias das Assembleias Legislativas, do Senado, Câmara Federal e MP Eleitoral, as sessões solenes, entregas de títulos de Cidadania e menções honrosas estão suspensas a partir da próxima segunda-feira (4) em razão da legislação eleitoral.

 

Estado de Calamidade

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, em sessão extraordinária realizada ontem (29), um projeto de decreto legislativo que reconhece a prorrogação de estado de calamidade pública no Paraná.

 

Homenagem

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou a entrega de Menção Honrosa ao canoísta cascavelense e atleta olímpico Roberto Maehler pela conquista do título Mundial de Canoagem – Maratona Master na categoria K1, disputado na Romênia, bem como por toda sua história como atleta.

 

Voto de Pesar

A Alep aprovou Voto de Pesar pelas mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, assassinados na Terra Indígena Vale do Javari, em Atalaia do Norte, no Amazonas, no início de junho, em um crime brutal que chocou o Brasil e a comunidade internacional.

 

Amop na Suiça

O prefeito de Santa Tereza do Oeste e presidente da Amop, Élio Marciniak, o Kabelo, representa a região Oeste do Paraná em um evento promovido pela ONU, a Cúpula Mundial da Família. O evento está sendo realizado em Genebra, Suíça, reunindo diversos líderes mundiais no assunto. Além de Kabelo, outros 13 prefeitos do Estado participam do evento.

 

Rodovia das Cataratas

O DER trabalha com a perspectiva de assinar o contrato para a obra de duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469) em Foz do Iguaçu, já na primeira semana de julho. O investimento será de R$ 129,66 milhões para executar a obra, em um trecho de 8,7 quilômetros, entre o trevo de acesso à Argentina e o portal de entrada do Parque Nacional Iguaçu.

 

Orçamento Secreto

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) informou que preparou um pedido ao relator da LDO, senador Marcos do Val (Podemos) para acabar com o orçamento secreto. “Essa coisa de o dinheiro público ser gasto sem que ninguém saiba no que vai ser gasto, por que vai ser gasto, e por quem foi indicado, não existe nada mais indecente numa República do que isso”.

 

Irregularidades na venda

Durante audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio da Câmara dos Deputados, foram apontadas irregularidades na venda da Unidade de Industrialização do Xisto no Paraná. No fim do ano passado, a Petrobras anunciou a assinatura de contrato com uma empresa canadense, Forbes & Manhattan, para a venda da unidade SIX, que fica no município São Mateus do Sul.