Opinião

Informe da Redação

Nova Ferroeste, Crise na Petrobras

 

 

Nova Ferroeste

O governador do Paraná, Ratinho Junior apresenta hoje (21) os detalhes do edital da Nova Ferroeste, que ficará disponível para consulta pública. No documento estão regras do contrato que será levado à Bolsa de Valores no momento do leilão do projeto, previsto para o segundo semestre de 2022. O edital será publicado oficialmente após a concessão do licenciamento ambiental.

 

Crise na Petrobras

O Conselho de Administração da Petrobras nomeou como presidente interino da companhia o diretor executivo de Exploração e Produção, Fernando Borges, até a eleição e posse do novo presidente, como prevê o estatuto da empresa.

 

Demissão

Pouco antes da decisão, José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente da empresa e renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras. No dia 23 de maio, o Ministério de Minas e Energia informou que o governo federal, como acionista controlador da Petrobras, tinha decidido pela troca do presidente da companhia. À época, o governo anunciou que José Mauro Coelho, seria substituído por Caio Mário Paes de Andrade.

 

Preço dos Combustíveis

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado deve votar hoje (21) dois requerimentos motivados pela política de preços de combustíveis. Em um desses requerimentos, o REQ 24/2022-CAE, o senador Alexandre Silveira (PSD) solicita a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para prestar informações sobre o recente anúncio de aumento dos preços dos combustíveis.

 

Itaipu

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Anatalicio Risden Junior, foi eleito presidente do Comitê Brasileiro da Comissão de Integração Energética Regional. O Bracier é a representação brasileira da Cier, órgão sem fins lucrativos que reúne empresas e organismos do setor energético dos países membros. No Brasil, o órgão reúne empresas e entidades do setor elétrico brasileiro, entre elas, o Ministério de Minas e Energia, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Eletrobras e Furnas Centrais Elétricas.

 

Reforma Tributária

A comissão especial que analisa a proposta de reforma tributária (PEC 7/20) realiza audiência pública para discutir o tema. O debate atende a requerimentos apresentados por diversos parlamentares. Foram convidados para discutir o assunto o ex-deputado federal, economista e fundador da Destrava Brasil, Luiz Carlos Hauly, o economista e diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) Bernard Appy e o professor da FGV Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque.

 

Censo 2022

O IBGE iniciou ontem (20) a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, que mobilizará mais de 22 mil supervisores censitários até 12 de julho. Trata-se do marco de início da operação do Censo 2022. No entanto, ainda não serão feitas entrevistas e os dados serão colhidos apenas por meio de observação.

 

Mesário Voluntário

A Justiça Eleitoral deu início ao programa Mesário Voluntário 2022. O projeto é focado na ampliação do número de colaboradores da Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea. Os interessados podem ser universitários ou não, devendo ser qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição. Para se cadastrar no programa, basta procurar a justiça eleitoral da sua cidade.

 

Alckmin no Paraná

O pré-candidato a vice-presidente na chapa com Lula, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) estará no Paraná na próxima semana. Alckmin cumprirá agenda pré-eleitoral em Curitiba, Londrina e Maringá. O objetivo de trazer Alckmin ao Estado é para justamente ser o representante do PT nos locais onde o partido encontra resistência do eleitorado.