Política

Governo prepara programa de fomento à agricultura familiar

Governo prepara programa de fomento à agricultura familiar

Curitiba – O governo do Estado do Paraná deve lançar nesta semana um novo programa de estímulos para que agricultura paranaense possa enfrentar os impactos da pandemia.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, o programa vai contar com a concessão de subvenção econômica com recursos do FDE (Fundo de Desenvolvimento Econômico), na forma de equalização de taxas de juros de empréstimos bancários realizados pelos agricultores, a fim de estimular as atividades econômicas. “O Estado vai intervir na taxa de juros de algumas coisas. Investimentos do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] da agroindústria familiar, pequenas cooperativas… O Estado vai pagar parte dos juros, dois ou três pontos percentual”, adianta.

Serão beneficiados agricultores, além de micro, pequenas e médias empresas, agroindústria familiar, cooperativa da agricultura familiar, cooperativas de produção, de comercialização e de reciclagem e associações regularmente constituídas, além de empresas que utilizem fontes renováveis de geração de energia e em projetos de irrigação por qualquer sistema, modalidade ou método. O benefício é limitado às empresas que tiveram faturamento máximo de R$ 16 milhões anuais.

 

Futuro

Apesar das dificuldades encontradas por indústrias e agricultores em obter insumos durante a pandemia, e também com a alta do preço do milho, Ortigara se mostrou confiante com o ano de 2021 e projetou que a produção paranaense vai crescer de 3% a 5% no setor de carnes. “Este é um ano bom para o comércio mundial. Nós temos um primeiro trimestre com bom desempenho. Prenúncio de que vamos crescer. Pena que o milho encareceu um pouquinho, mas é um ano de crescimento. Nós devemos crescer de 3% a 5% na produção de frango e vamos crescer muito perto de 5% na produção de suínos e acima de 8% a 10% na produção de peixe”, ressalta.

O secretário também comentou sobre outro benefício aos paranaenses, que zerou o ICMS sobre equipamentos de irrigação, o que baixará os custos para a compra desse tipo de equipamento.