Saúde

Foz do Iguaçu inicia vacinação de pessoas com 45 anos

As vacinas serão aplicadas em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), mediante agendamento prévio

Foz do Iguaçu inicia vacinação de pessoas com 45 anos

Ampliação da faixa etária da população em geral é devido a chegada de 5.238 doses para Foz do Iguaçu, neste domingo (20)

A campanha de imunização contra a covid-19 em Foz do Iguaçu segue avançando conforme a chegada dos novos lotes de vacina. Com o recebimento de mais 5.238 doses, neste domingo (20), a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a faixa etária da população em geral para 45 anos. O agendamento está disponível no site da prefeitura (vacinacao.pmfi.pr.gov.br).

Até sexta-feira (18) foram aplicadas 122.913 doses de vacinas e 95.785 pessoas já receberam a primeira – isso significa que Foz do Iguaçu já tem 48% da população adulta vacinada. Em relação à segunda dose, 27.128 pessoas já tiveram a imunização completa contra o coronavírus.

As vacinas serão aplicadas em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), mediante agendamento prévio. Também seguem sendo vacinadas as pessoas que pertencem aos grupos prioritários e que por ventura ainda não receberam a primeira dose. Para esses grupos, basta procurar as UBS, sem necessidade de agendamento.

A secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, reforça o pedido à população para a adesão à campanha de imunização contra a covid e a importância de comparecer para receber as duas doses.

“Temos um levantamento que já demonstra a eficácia da vacinação, com a redução dos internamentos e de óbitos dos idosos, que foram os primeiros a serem vacinados. Precisamos do apoio de toda a sociedade, que acredite e confie na vacinação, para que possamos vencer a pandemia”.

Segunda dose

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina varia, conforme a marca do imunizante, entre 25 dias e 3 meses. Para receber a segunda dose, não é necessário fazer o agendamento, basta comparecer à unidade de saúde onde foi aplicada a primeira. “A data para receber a segunda dose pode ser conferida na carteirinha de vacinação. É muito importante comparecer à unidade e fechar o ciclo de imunização”, destaca a secretária de Saúde.

“Nos esforços para não deixarmos em nenhum momento vacinas paradas, temos feito a busca ativa das pessoas que não comparecem, mas é preciso que haja a consciência por parte da população de que existem muitas pessoas aguardam por estas doses”, complementa Rosa.