Publicidade

AUTOMÓVEIS

Família ID. Tem novo sistema de propulsão

15 de abril de 2023 às 12:15
Publicidade

A próxima geração do sistema propulsivo da família ID. está sendo lançada. Com o novo sistema APP550, com tração traseira, a família de modelos elétricos da Volkswagen receberá uma unidade de força completamente nova, que irá proporcionar aos modelos ID. maior desempenho combinado a maior eficiência. Assim, a família ID. será beneficiada tanto em termos de potência como maior autonomia. A Volkswagen planeja entregar os primeiros veículos com a nova geração de trem de força numa versão de 210 kW (286 cv) a partir do final do ano.

A base para o design do novo sistema de propulsão continua sendo a arquitetura modular elétrica (MEB), plataforma da Volkswagen especificamente desenvolvida para modelos elétricos. Karsten Bennewitz, Head de Powertrain e Sistemas de Energia em Desenvolvimento, explica: “Como o espaço disponível não mudou, tivemos que desenvolver um novo trem de força que atinge significativas melhorias de performance e eficiência apesar de estar sujeito às mesmas restrições. Foi um grande desafio para a equipe do Desenvolvimento Técnico e Componentes do Grupo. O resultado mostra que conseguimos diminuir o uso de matérias primas e, ao mesmo tempo, obter um considerável aumento na eficiência do veículo.”

 

Maior potência

O novo trem de força tem potência de 210 kW (286 cv) e torque máximo em torno de 550 Nm (56,0 kgfm), dependendo da relação de engrenagens do veículo. O maior torque, em especial, permite um desenvolvimento de potência superior, tanto na arrancada como em altas velocidades. O novo trem de força elétrico APP550 alcança alto torque graças a um estator aperfeiçoado com maior número efetivo de espirais e fios com maior seção transversal. Por sua parte, o rotor é equipado com imãs permanentes mais fortes, com maior capacidade de carga. O sistema também foi reforçado para suportar o considerável aumento do torque gerado.

 

Inversor gera alta corrente

A corrente elétrica é fator decisivo para a potência de um trem de força elétrico. Por isso, sendo mais um componente importante, o inversor foi desenvolvido para conseguir fornecer as altas correntes de fase necessárias para maior torque e eficiência. Ele age como uma espécie cérebro controlador do trem de força, cujo software funcional assegura processos de sistema eficientes. Isso se aplica às frequências de relógio e aos métodos de modulação para geração de corrente alternada para o motor elétrico de propulsão, por exemplo. Dessa forma, o motor de propulsão funciona com mais eficiência, dependendo da fase de carga.

 

Gerenciamento térmico

Para aumentar a eficiência da propulsão elétrica, a Volkswagen otimizou vários componentes do trem de força, inclusive o sistema de gerenciamento térmico. Dessa maneira, o novo trem de força traz um sistema de arrefecimento sem bomba elétrica, que economiza energia. O sistema consegue resfriar através das engrenagens da caixa de redução e componente especialmente configurados para fornecimento e distribuição do óleo. O óleo aquecido é resfriado pelo circuito de resfriamento do veículo, que mantém o trem de força na temperatura correta de operação. O exterior do estator é equipado com um dissipador de calor a água.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE