Saúde

Espanha libera entrada de brasileiros totalmente vacinados

Madri – A Espanha liberou, a partir dessa terça-feira (24), a entrada em seu território de viajantes brasileiros ou vindos do Brasil sem a necessidade de quarentena, desde que tenham completado o ciclo vacinal contra a covid-19 até 14 dias antes da viagem. O acesso ao país europeu será permitido mediante apresentação do certificado de vacinação correspondente.

A liberação vale para todas as vacinas aplicadas no Brasil, independentemente de seu fabricante: Pfizer-BioNTech, Universidade de Oxford-AstraZeneca (incluindo CoviShield), Janssen e CoronaVac.

Ao apresentar o certificado, de acordo com a embaixada da Espanha no Brasil, ele deverá ser traduzido para espanhol, inglês, francês ou alemão. Para vacinas aplicadas no Brasil, o comprovante pode ser retirado em plataformas do Ministério da Saúde do Brasil, como o próprio site do órgão ou o aplicativo ConectSUS. Para vacinas feitas na Espanha ou em outro país da União Europeia, será necessário ter o certificado digital da UE.

A Espanha se junta a países como Alemanha, Suíça, França, Islândia, Bahamas e Qatar que já aceitam brasileiros vacinados. É esperado que no dia 7 de setembro o Canadá se junte a essa lista.