Política

Dois secretários de Estado participam de Assembleia da Amop em Cascavel

A reunião foi comandada pelo prefeito de Cascavel e presidente da Amop, Leonaldo Paranhos, com a participação de 38 prefeitos e vices, além de secretários, diretores e demais gestores

Dois secretários de Estado participam de Assembleia da Amop em Cascavel

Cascavel – Realizada na manhã dessa quarta-feira (21), em Cascavel, a sétima assembleia geral ordinária da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) contou com a presença de dois secretários de Estado: Norberto Ortigara, da Agricultura e Abastecimento, e Beto Preto, da Saúde.

A reunião foi comandada pelo prefeito de Cascavel e presidente da Amop, Leonaldo Paranhos, com a participação de 38 prefeitos e vices, além de secretários, diretores e demais gestores.

A primeira parte destacou o tema agricultura, com a apresentação do Manual do Secretário Municipal de Agricultura.

O documento, impresso, contém o resumo dos principais programas de governo voltados ao homem do campo e ao agronegócio. O conteúdo serve também como um plano de desenvolvimento local, respeitando as prioridades da população rural, que devem estar conectadas com a agricultura do futuro de cada município. E lança uma pergunta: “Que agricultura você quer para daqui a 50 anos?”.

“Queremos executar 100% da dotação orçamentária da pasta, e, para isso, é preciso que os municípios façam a sua parte, encaminhando projetos bem elaborados para a utilização de recursos em tempo hábil, pois o período eleitoral está se aproximando, o que provoca uma série de vedações legais”, destacou Ortigara.

Segundo ele, a Seab atua fortemente na execução de programas de apoio a produtores, oferecendo subsídios no aumento da produção rural e consequentemente da renda do setor primário.

Já Beto Preto falou sobre temas ligados à pandemia, como a presença no Paraná de novas variantes da doença, a necessidade da manutenção de campanhas de vacinação, uma ação de vacinação específica para funcionários de frigoríficos (em parceria com a Seab) e outros assuntos.