Esportes

Corrida de rua da PM reúne 4 mil pessoas em Curitiba

O evento marca também os 165 anos da Polícia Militar do Paraná.

Curitiba, 11 de agosto de 2019. 23ª Corrida Pedestre Coronel Sarmento
Curitiba, 11 de agosto de 2019. 23ª Corrida Pedestre Coronel Sarmento

A tradicional Corrida Coronel Sarmento, da Polícia Militar, levou cerca de 4 mil atletas amadores e profissionais às ruas do Centro de Curitiba neste domingo (11). A prova marca as comemorações dos 165 anos da Polícia Militar do Paraná.

O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, correu o percurso de 10 quilômetros. “É um momento importante, comemorarmos o aniversário de 165 anos da Polícia Militar. Percebemos a energia positiva que as pessoas têm e rendemos hoje uma homenagem pelo aniversário dessa importante instituição”, disse.

O circuito da corrida foi pelo Centro da Capital, com a largada e a chegada em frente ao Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças. Pais e filhos acordaram cedo para se unir aos policiais, bombeiros e demais profissionais de segurança pública e das Forças Armadas para a prova.

O diretor-comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Ronaldo de Abreu, participou da prova e representou o comando-geral na entrega dos prêmios.

A cadete da APMG Thays Gomes Barroca Pinto trouxe o pai, Claudio Dias Pinto, para participar da prova em comemoração ao Dia dos Pais. “Tive uma motivação especial para participar dessa corrida, pois além de representar o grupo de cadetes da APMG e comemorar os 165 anos da PM, consegui trazer meu pai pela primeira vez para participar de uma corrida”, disse

A prova teve cerca de 4 mil inscritos que, além de testarem seus limites numa corrida de rua, puderam conhecer um pouco mais sobre as atividades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros ao visitarem o quartel. Marcaram presença ainda os pelotões de oficiais e praças da Academia Policial Militar do Guatupê e de outras unidades da PM.

“Levamos quatro meses para organizar essa prova, a segunda maior corrida de rua do Paraná, atrás apenas da maratona de Curitiba. O show é bonito vale a pena o esforço”, explicou o Chefe da Cefid, major Darany Luiz Alves de Oliveira.

SATISFAÇÃO – Para Jorge da Silva, taxista de 70 anos, correr é um hobby que faz toda a diferença no seu dia a dia.  “As corridas da Polícia Militar sempre são as melhores de Curitiba, não perco uma. Depois daqui é fazer um churrasquinho para comemorar o pódio”. Ele  ficou em terceiro lugar na categoria por idade.