Opinião

Coluna OAB: fórum de Corbélia, [Re]Existências LGBTI+ e fechamento do cadeião

Coluna OAB: fórum de Corbélia, [Re]Existências LGBTI+ e fechamento do cadeião

Fórum de Corbélia

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto, foi homenageado pela OAB-Cascavel, com láurea de louvor em função dos serviços prestados ao Judiciário paranaense. Durante a homenagem, Souza Netto anunciou que, nesta quinta-feira, irá assinar a ordem de serviço para obras da sede do novo Fórum da Comarca de Corbélia, antiga reivindicação da comunidade jurídica local e que a OAB atuou em várias frentes ao longo desses dois últimos anos de intenso trabalho no Tribunal, para dinamizar a realização dessa importante conquista.

 

[Re]Existências LGBTI+

As Comissões de Diversidade Sexual e de Gênero e de Direito Previdenciário da OAB-Cascavel, em parceria com a ESA (Escola Superior de Advocacia) de Cascavel, realizam nesta quinta-feira, a partir das 19h, na sede da Subseção, o evento [Re] Existências LGBTI+ e a forma como o sistema previdenciário acolhe (ou não) essas pessoas. Serão realizadas palestras com dois especialistas no tema: o psicólogo Ronaldo Alves dos Santos e a advogada Bruna Muetzemberg. O evento será presencial, mas também será transmitido ao vivo pela plataforma do Zoom e pelo Youtube da ESA-Cascavel.

 

Escritório Compartilhado

A OAB-Cascavel e a Caixa de Assistência dos Advogados estão ampliando a estrutura do Escritório Compartilhado, voltado ao atendimento de advogados e advogadas na sede da Subseção. Além da ampliação dos espaços para audiências com clientes e reuniões, a atual estrutura passa a contar com equipamentos de informática mais modernos, ágeis e robustos, capazes de atender à demanda cada vez mais crescente, ampliada ainda mais no período da pandemia.

 

Parlatório

Em avançado estágio de construção, as obras do Parlatório da Cadeia Pública de Cascavel foram vistoriadas pelos advogados Jurandir Parzianello, presidente da OAB-Cascavel, e Alessandro Rosseto, presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais.  A obra está em avançado estágio de execução e dentro de mais alguns dias será entregue a toda a advocacia, proporcionando dignidade ao profissional, segurança, eficiência e conforto para atender o cliente. A sala contará com três parlatórios, interfones, ar-condicionado e equipamentos eletrônicos (computador e impressora) para auxiliar advogados e advogadas durante seu trabalho.

 

Fechamento do cadeião

Alvo de constantes rebeliões e cuja promessa de demolição é antiga, a manutenção do funcionamento do cadeião de Cascavel é alvo de críticas da OAB-Cascavel. Segundo o advogado Alessandro Rosseto, o ideal seria a construção de uma unidade prisional provisória em espaços anexos aos das atuais penitenciárias existentes no Município. Sobre isso, já existe projeto para construção de nova área junto à PIC, que, segundo o Depen e o governo do Estado, será para abrigar presos provisórios que sairiam da cadeia pública, que seria fechada no local onde se encontra. “Mas, como não sabemos o tempo que levará a obra e a sua entrega, e a efetiva desativação da cadeia aqui, a OAB tem o dever de melhorar o atendimento para o advogado”, relata.

 

Absorvendo Afeto

Foi lançada recentemente a campanha Absorvendo Afeto, realizada pela Comissão das Mulheres Advogadas da OAB-Cascavel, em parceria com a OAB-PR, para doações de absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade. As doações podem ser feitas na sede da OAB-Cascavel. Estatísticas apontam que a pobreza menstrual atinge milhões de mulheres ao redor do mundo: somente no Brasil, uma a cada quatro mulheres não tem acesso a absorventes. Vamos fazer a nossa parte?