Opinião

Coluna Juliano Gazola: Amizades canceladas

Coluna Juliano Gazola

Coluna Juliano Gazola: Amizades canceladas

Amizades canceladas

Presenciamos quase semanalmente, influencers e youtubers sendo afetados por uma palavra nova em nosso cotidiano.

O cancelamento, que nos mostra o efeito do tsunami de comentários negativos que circulam na internet.

Os recentes cancelamentos, de repercussão nacional são fundamentais para nossa reflexão sobre o valor de nossas amizades.

Se a base das minhas e das suas amizades é o afeto e interesse financeiro, devemos ficar alertas.

É grande a chance de nossas amizades estarem a ponto de ser canceladas. Contudo, amizades dentro de uma vida madura, devem no mínimo, possuir uma base sólida de valores e virtudes.

Uma responsabilidade extra é acrescentada, quando uma amizade se torna parceria de negócios. E, a contribuição mais forte quando se trata de virtudes, é a fidelidade.

Nos momentos ruins, um sócio não deve ser abandonado, mesmo que algumas baixas em patrocínio isto custe.

Se suas amizades possuem bases sólidas, não há preocupação que destrua o apoio em momentos de pânico. Este apoio virá dos amigos e obviamente da sua própria personalidade madura.

Questiono-lhe a refletir sobre os critérios que você dispõe para selecionar suas amizades, assim como, proponho-lhe um exercício para escolher melhor duas relações próximas.

A verdadeira amizade escancara um fato: Nunca devemos expor uma vergonha de nosso amigo, jamais falando mal dele.

Se em uma roda de amigos, você expõem os defeitos ou se na mesma roda, seus amigos expõem os seus defeitos, fica explícito a um questionamento a ser feito: onde raios é que estão as suas bases sólidas de amizades?

A fragilidade das nossas amizades é profundamente perigosa. Vou ajudar você, nobre leitor a com um teste rápido.

Os afetos são importantes para que você faça amizade com alguém? Os valores que você possui, são vitais para você fazer amigos? Que nível de lealdade você têm com seus amigos e espera deles?

Analise profundamente as suas respostas e analise se a maior parte das suas amizades é centrada em afetos e sentimentos, que podem variar. Ou se suas amizades são amparadas em valores e virtudes.

Seja qual for sua reflexão, estou aqui do seu lado, colocando a Bioliderança® para deixa-lo mais forte e desenvolto para amizades mais verdadeiras.

Que valores e virtudes de seus atuais amigos você admira? Pense no nome da pessoa e, internamente, renove o seu compromisso de amizade com esta pessoa, partindo de dentro do seu coração.

E você, esta disposto a ajudar e lembrar seu amigo das virtudes que ele possui e, está disposto a agir quando ele se sentir derrotado na vida?

E defendê-lo, diante dos maledicentes, quando tentam expor os defeitos?

Se, um sim bem evidente saiu do seu peito, diga ao seu amigo. “Você sempre pode contar comigo”.  Esta certamente é uma meta para a vida toda. Busque a companhia de pessoas melhores e seja uma pessoa melhor.