Política

Coluna Esplanada: cibernéticos palacianos e sobrou para Castro

Coluna Esplanada: cibernéticos palacianos e sobrou para Castro

Roda o filme!

O novo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, é pressionado por artistas e cineastas para assumir a Cinemateca nacional, sediada na capital e sob tutela da apagada Secretaria de Cultura – que já foi ministério. A gestão de Hélio de Oliveira, do governo federal, digamos, sentou em cima dos rolos.

 

Som na cela

O DJ Ivis, flagrado em vídeo espancando a mulher, tentou sair da cadeia no fim de semana. O presidente do STJ, Humberto Martins, indeferiu o pedido.

 

Cibernéticos palacianos

O presidente Jair Bolsonaro criou, em decreto, a Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos. O que é, especificamente, ainda é vago. Mas vem coisa aí.

 

Questão de sobrevivência

O presidente e ministros palacianos decidiram que é fundamental para o seu Governo a privatização da EBC e dos Correios antes das campanhas eleitorais de 2022.

 

Peso do malhete

​Enquanto os bolsonaristas e o presidente da República miram as críticas para a gestão do ex-governador Wilson Witzel sobre a aplicação dos recursos federais para combate à covid-19, o Superior Tribunal de Justiça foi mais enfático, no peso do malhete.

 

Sobrou para Castro

Não sobre as contas de Witzel. Mas o STJ determinou que a atual gestão de Cláudio Castro aplique R$ 183,5 milhões na saúde do Estado, por redirecionamento de orçamento realizado no Governo em 2005, na gestão de Rosinha Matheus.

 

Raios X…

Nova rodada da Paraná Pesquisas indica que, para 55,8% dos entrevistados, o presidente Bolsonaro sabia das suspeitas de corrupção na compra de vacina no Ministério da Saúde – e 28,8% acham que ele não sabia.

 

… e termômetro

Já a maioria (apertada), 47,8%, aprova seu afastamento do cargo por isso, enquanto 45,2% disseram que Bolsonaro não deveria ser afastado. A Paraná ouviu 2.006 pessoas em 204 cidades de 5 a 8 de julho.

 

Guerrilha on-line

Caciques de partidos da esquerda também estão criando o seu QG e batalhões on-line para a campanha eleitoral vindoura. Houve reunião há dias com donos de empresas que têm 1 milhão de seguidores em carteira virtual, que recebem marketing direto em rede via aplicativos nos celulares.

 

Bolsonaristas em êxtase

Teve alta hospitalar no domingo o filósofo Olavo de Carvalho, 74, após tratamento cardíaco. Não há confirmação se ele passará por Brasília. A língua saiu afiada da maca.

 

 

ESPLANADEIRA

 

# Psicóloga Nataly Martinelli lança livro “Fobia – Enfrentando com Coragem”, pela editora Alta Books. # Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Henrique Figueira, participa do podcast Vozes da Lei. # 7ª edição do Connected Smart Cities & Mobility e 2ª edição do AirConnected – Transporte Aéreo Resiliente, Flexível e Tecnológico acontecem de 1 a 3 de setembro, em SP. # Aliansce Sonae lança game online Arena Time Brasil, que pode ser acessado gratuitamente nos Smart Sites da rede de shoppings.