Ascensão do baixo clero

A eleição de Arthur Lira (PP-AL) consolida a ascensão do baixo clero que, nos últimos anos, passou a ocupar altos cargos nos três poderes em Brasília. Assim como Lira, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) integrou o grupo de parlamentares – sem influência nas decisões do Congresso – durante os 28 anos que atuou como deputado. Rodrigo Maia (DEM-RJ) também era deputado de fundo de plenário e, após o impeachment de Dilma Rousseff, ascendeu à presidência da Câmara apoiado pelo então ministro Moreira Franco e pelo ex-presidente Michel Temer. Sem esse cenário, Maia não teria ocupado o cargo por quatro anos e sete meses.

 

Projeção

O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) é outro político que saiu do grupo sem expressão nacional e alcançou projeção ao ser eleito, em 2019, presidente do Senado. Foi o principal articulador do seu sucessor, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

 

Cadeira

No Judiciário, o atual ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Kassio Nunes Marques, era um desconhecido até ser indicado pelo presidente Bolsonaro. Chegou à cadeira da Suprema Corte apoiado pelo Centrão, de Arthur Lira e Ciro Nogueira (PP-PI).

 

Escudeiro

Arthur Lira quer fortalecer o grupo do qual emergiu. O novo presidente da Câmara tem repetido que é preciso garantir a todos os parlamentares acesso a verbas orçamentárias iguais, sem distinção entre “alto clero” ou “baixo clero”.

 

Lealdade

O novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), terá o primeiro teste de lealdade ao Planalto nos próximos dias. Recém-empossado, o democrata poderá aprovar ou rejeitar o pedido de CPI para apurar as ações e as omissões do governo federal no enfrentamento da covid-19.

 

Assinaturas

Pacheco foi eleito, com folga de votos, apoiado por Bolsonaro e ministros. Antes da eleição, o senador manifestou, nos bastidores, ser contra a instalação de CPIs. As assinaturas para a instalação da comissão no Senado foram coletadas pelos partidos Rede e PSB.

 

Mesa

A bancada do PT amargou dupla derrota na disputa pelos cargos da Mesa Diretora da Câmara. Além do revés de Baleia Rossi (MDB-SP), candidato que apoiou, o partido havia indicado o deputado João Daniel (PT-PE) para a segunda-secretaria. Mas Marilia Arraes (PT-PE) lançou candidatura avulsa e foi eleita para o cargo.

 

Eleitorado

Os estados do Brasil com maior eleitorado – São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul – não têm representantes na nova Mesa Diretora da Câmara.

 

Pressa

A CMO (Comissão Mista de Orçamento) do Congresso será instalada amanhã e terá 30 dias para aprovar o relatório do projeto de lei do Congresso Nacional (PLN 28/2020) que fixa as despesas da União para 2021. Sem orçamento, como registramos aqui, poderá faltar recursos para o pagamento de despesas de ministérios e órgãos a partir de abril.

 

Mineração

O faturamento do setor mineral no Brasil registrou, ano passado, crescimento de 36% em relação a 2019, alcançando a cifra de R$ 209 bilhões, segundo o Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), entidade que reúne as maiores mineradoras que atuam no País. Pará e Minas Gerais foram os principais responsáveis pelo desempenho.

 

Óbitos

Sete em cada dez médicos apontam tendência de alta de óbitos provocados pela covid-19. É o que mostra pesquisa da AMB (Associação Médica Brasileira). Para 96% dos dos entrevistados, notícias falsas – como recomendação de medicamentos sem comprovação científica – têm efeito “devastador”.

 

Balcony

Um dos ícones gastronômicos de Brasília e reduto de ministros do Judiciário e de  políticos, o Balcony Bar encerrou suas atividades por causa da crise provocada pela pandemia de covid-19.