Esportes

Coluna Bandeirada do dia 1º de dezembro de 2018

Caus lamenta acidente na Cascavel de Ouro

Depois de um tratamento intensivo por quase 40 dias para sanar um problema na coluna, o cascavelense Edoli Caus lamenta o acidente que o tirou da prova logo na nona volta. Ele participou da prova em dupla com o curitibano Guto Baldo.

Após conquistar o 16ª posição no grid de largada, com o tempo de 1m19s476 (média do dois pilotos), Caus largou e na terceira volta foi para  13º; 11 na quarta; oitavo na quinta; quinto na sexta; e terceiro na sétima volta. O acidente aconteceu na nona volta, na entrada da reta, quando recebeu um toque de Martelli, rodou rodar, bateu no muro dos boxes e abandonou.

Caus explica que o toque do Martelli foi coisa normal de corrida. “O carro está muito bom e arrisquei assumir a vice-liderança naquele momento. Com chuva, faço sempre aquele traçado, procurando forçar um pouco mais na entrada da reta. Poderia ter deixado para passar na sequência da volta. Mas queria aproveitar o momento. O carro estava muito bom e tínhamos condições de brigar pela vitória. Só lamento abandonar a prova e não permitir que o Guto pilotasse na prova”, diz Edoli Caus Júnior. 


Termina o Mundial de Kart

O Campeonato Mundial de Kart Rotax termina hoje no Kartódromo de Paladino, na cidade do Conte, Região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba. O Brasil participa com 20 pilotos e a expectativa é de que eles briguem pela vitória em pelos menos duas categorias. A competição contou com 380 participantes, representando 60 países dos cinco continentes.


Disputa entre marcas a apimenta da Copa Truck

Não é só entre os pilotos que o clima é de decisão na Copa Truck: as marcas também definirão quem será a grande campeã da temporada 2018 neste domingo, em Curitiba. E a briga é de gigantes: Volkswagen/MAN contra Mercedes-Benz.

Após 14 corridas, a VW/MAN lidera o campeonato com 494 pontos, somente 25 à frente da Mercedes. Sem chances de título, a Iveco está consolidada em terceiro com 317. Já a Scania, que passou a maior parte do ano com um piloto só, está em um honroso quarto lugar com 217 pontos, com Volvo (190 pontos) e Ford (163) fechando o ranking das marcas.

Numericamente, a Volkswagen/MAN leva uma ligeira vantagem: são seis caminhões na pista (Felipe Giaffone, Renato Martins, Débora Rodrigues, Witold Ramasauskas, Djalma Fogaça e Rodrigo Belinati), contra cinco da Mercedes-Benz (André Marques, Wellington Cirino, Danilo Dirani, Pedro Paulo Fernandes e Maicon Lauck). No entanto, ambas tem dois finalistas cada (Giaffone e Martins pela VW/MAN; Marques e Cirino pela Mercedes).

A Volkswagen/MAN também leva a melhor no número de vitórias: são sete (seis de Giaffone e uma de Martins) contra quatro da Mercedes-Benz (duas de Cirino e duas de Dirani); Roberval ganhou quatro com a Scania e Losacco venceu a única da Iveco na temporada 2018. A Mercedes, no entanto, leva vantagem nas poles: foram cinco, contra duas da VW/MAN e uma da Scania.


Campeonato de Marcas 

Pos. Marcas Pontos

1º) Volks/MAN 494

2º) Mercedes-Benz 469

3º) Iveco 317

4º) Scania 217

5º) Volvo 190

6º) Ford 163

André Marques lidera a disputa de pilotos e coloca a Mercedes na liderança na disputa de Marcas/ Foto: Divulgação

Casório

Orlei Silva, presidente do Automóvel Clube de Cascavel, muda de vida neste sábado. Casa-se com a médica Ligia Rodrigues, em cerimônia a ser realizada a partir das 20h na Igreja Batista Independente. 

Rali Dakar

Depois da consolidação de um projeto iniciado em 2014 no Rali dos Sertões e que rendeu três títulos gerais consecutivos e o domínio das Ford Ranger V8 produzidas pela parceria entre a X Rally Team e a NWM Motorsport – que venceram todas as sete etapas da edição deste ano -, a equipe paulistana irá disputar o Rali Dakar em janeiro, na categoria UTV. Principal e mais difícil rali do planeta, o Dakar ocorre de 6 a 17 de janeiro e terá 100% do seu trajeto em território peruano, com predominância de trechos em dunas. Os equipamentos utilizados pelas duplas Cristian Baumgart/Beco Andreotti e Marcos Baumgart/Kleber Cincea serão os UTVs Can-Am Maverick X3 preparados e entregues pela South Racing.

 

 

Confraternização

O Kart Clube de Cascavel realiza neste sábado o encerramento da temporada 2018 com a realização de uma prova festiva no Kartódromo Delci Damian. A partir de segunda-feira todas as atenções da diretoria estarão voltadas para a preparação do kartódromo para a realização do Campeonato Brasileiro, em julho.