Esportes

Coluna Bandeirada do dia 06 de fevereiro de 2019

Caus só correrá em dupla neste ano

Edoli Caus Júnior, considerado um dos mais técnicos pilotos do Paraná, anunciou que estará nas pistas nesta temporada, mas só correrá em dupla. O piloto da equipe Haishien Delivery está em negociações com Guto Baldo e Marcelo Beux.

Segundo Edoli Caus, a ideia é disputar o Campeonato Paranaense de Marcas e o Turismo Nacional, e o Campeonato Brasileiro de Marcas 1.6.

As conversas estão bem adiantas com Guto Baldo, com quem formou dupla na Cascavel de Ouro. “Estamos conversando com o Guto e com o Marcelo. Com o Guto só falta definir se ele irá participar do Metropolitano de Curitiba. Mas com relação ao Turismo Nacional, já está praticamente definido. O Guto e o Marcelo são bons pilotos e poderemos fazer uma excelente temporada”, completa Caus.


Matheus Leist inicia a pré-temporada da Indy

A temporada 2019 da Indy começará em 10 de março no circuito de rua de São Petersburgo, mas o gaúcho Matheus Leist já vai acelerar sexta-feira em seu primeiro teste de pré-temporada em Laguna Seca, na Califórnia. O circuito de 3.602 metros é um palco tradicional da Indy que retornará ao calendário da categoria norte-americana após 15 anos de ausência. A pista, que é uma novidade para vários pilotos do grid, sediará a etapa final da temporada em setembro.

“A expectativa é muito boa para esse primeiro teste porque é uma pista em que nunca pilotei e ela tem um traçado bastante desafiador. São vários trechos de subidas e descidas, sendo o 'saca-rolhas' o trecho mais famoso do circuito. Os pilotos costumam elogiar essa pista, então tenho certeza que servirá como um bom teste para começarmos a evoluir o nosso carro para a temporada", diz Leist, que tem 20 anos e estreou na Indy em 2018.

Campeão da Fórmula 3 Inglesa em 2016 e vencedor de três provas na Indy Lights em 2017, o piloto gaúcho acredita que a temporada 2019 será de evolução para a equipe AJ Foyt, principalmente após ter feito a temporada completa com o time em 2018. “O nosso objetivo para 2019 é conseguir brigar por bons resultados nesta temporada. Nós sabemos que não será fácil, mas esse é o segundo ano do projeto que a AJ Foyt traçou comigo e com o Tony (Kanaan), então com certeza estaremos mais fortes do que no ano passado”, diz Leist, que foi destaque em 2018 com sua estreia fazendo o terceiro melhor tempo no grid em St Pete e também sendo o melhor estreante no grid das 500 Milhas de Indianápolis.

Além da sexta-feira de testes coletivos em Laguna Seca, as equipes da Indy também treinam na próxima semana nos dias 12 e 13 de fevereiro no Circuito das Américas, no Texas.

Matheus Leist disputará neste ano sua segunda temporada na Fórmula Indy/ Foto: Divulgação


Kart gaúcho

A nova temporada do kartismo gaúcho começou da melhor maneira possível para a equipe Lefafarma/Trevisol, que no último sábado disputou com dois karts a prova 4 Horas VKC/C3 Telecom. A competição, que reuniu 14 equipes, foi realizada no Kartódromo de Venâncio Aires, distante cerca de 120 quilômetros de Porto Alegre. Com dois karts e quatro pilotos, a Lefafarma/Trevisol fez dobradinha e encerrou a prova comemorando a conquista dos dois primeiros lugares. O kart vencedor foi o nº 69, um chassi Techspeed, pilotado por Bayard Santos, Carlos Wiebbelling, Felipe Cervo e Pedro Trevisol. Na segunda posição, conduzido pelos mesmos quatro pilotos, chegou o kart 4, um chassi Mini.


Interlagos

No fim de janeiro foi fundada a Associação dos Kartistas de São Paulo (AKSP), entidade formal e com caráter jurídico, e sua primeira atividade social e esportiva será o Campeonato AKSP 2019, que terá a prova inaugural amanhã, a partir das 21h30, no Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo.


Patos de Minas abre temporada de rali

A cidade mineira de Patos de Minas fará a sua estreia no calendário dos Campeonatos Brasileiro de Rali Cross Country e Rali Baja. O Rali Minas Brasil – organizado pela Rallymakers – valerá pela abertura da temporada 2019, como também dará início ao Campeonato Mineiro de Rali. A prova será realizada de 15 a 17 de março, sendo aberta para pilotos e navegadores das categorias motos, quadriclos, UTVs e carros. As inscrições estão abertas em www.rallymakers.com.br.


Pneus da F-1 em apenas três cores

Todos os cinco compostos de pneus P Zero, usados para pista seca, serão vistos durante os testes neste ano, mas apenas em três cores, na Fórmula 1. Para ajudar a distingui-los, os pneus mais duros e mais macios disponíveis não terão listras nas paredes laterais. Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli, diz que normalmente só se vê três cores em cada corrida, então serão usadas apenas três cores nos testes também, “mas queremos ter certeza de que as pessoas possam diferenciar os compostos. Como resultado, os pneus mais duros e mais macios não serão marcados com listras: somente as cores irão variar. Este será também o caso dos testes durante a temporada".