Samu regional

O Ministério da Saúde anunciou a habilitação do Samu da 6ª Regional de Saúde do Paraná, atendendo a um pedido do governador Ratinho Júnior, do secretário Beto Preto e do deputado Hussein Bakri (foto). Na prática, a partir de agora, o atendimento será custeado de forma tripartite entre União, Estado e municípios, dividindo os custos que, desde janeiro, eram bancados integralmente pelas nove prefeituras da região, num rateio conforme o número de habitantes.

 

Balanço legislativo

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, destacou a alta produtividade do Legislativo paranaense e a discussão e aprovação de matérias importantes para toda a sociedade. “Entre outras questões, também de suma importância para o Paraná, a discussão sobre o pedágio ganhou novo rumo, mais favorável aos paranaenses. A ação da Assembleia foi decisiva, graças às audiências públicas sobre o tema em todo o Estado”, disse.

 

OAB-PR

A sede da OAB no Paraná completou 15 anos. Instalado no Bairro do Ahú, em Curitiba, o edifício projetado pelo arquiteto Leonardo Costa Hauer foi inaugurado na gestão do presidente Manoel Antonio de Oliveira Franco (2004-2006). A OAB Paraná também reuniu várias lideranças empresariais e de órgãos de classe em movimentos importantes, como “O Paraná que Queremos”, entre outras dezenas de eventos, palestras, congressos, seminários e encontros da área jurídica.

 

“Terceira via”

O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) pretende lançar, ainda neste ano, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata à Presidência da República. O movimento é feito em paralelo ao de outros partidos que se classificam como de centro, que resolveram colocar já, a pouco mais de um ano das eleições de 2022, o nome de seus pré-candidatos na rua como forma de testar qual deles poderia representar uma “terceira via” viável.

 

***Fronteiras abertas

O Canadá planeja reabrir as fronteiras para viajantes totalmente vacinados a partir de 7 de setembro, caso a situação da pandemia continue controlada. Para norte-americanos e residentes nos Estados Unidos, as portas reabrem no dia 9 de agosto, cerca de um mês antes. O governo canadense também está eliminando a política de quarentena de três noites para os que chegam via aérea, a partir de 9 de agosto.

 

Profissões do futuro

O estudo Profissões Emergentes na Era Digital: Oportunidades e desafios na qualificação profissional para uma recuperação verde identifica tendências e 14 carreiras em ascensão no curto (2 anos), médio (5 anos) e longo prazo (10 anos) na indústria de transformação e nos serviços produtivos. Essas novas profissões, relacionadas com a digitalização do setor, poderão ser responsáveis por 767,5 mil oportunidades de trabalho, das 14,9 milhões de vagas, nos próximos 10 anos.

 

Profissões do futuro II

O estudo aponta que além das mudanças nos empregos existentes, as novas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, relacionadas com a digitalização – como internet das coisas (IoT), computação em nuvem (cloud), big data e inteligência artificial – têm o potencial de reduzir a desigualdade social e os recursos utilizados, e aumentar a participação das mulheres e dos jovens, a eficiência e a competitividade do país.