Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: PSD e PP, sem sentido e 4 milhões

Coluna ADI pelo Paraná: PSD e PP, sem sentido e 4 milhões

PSD e PP

A presidente estadual dos Progressistas, deputada Maria Victória, e o governador Ratinho Jr se reuniram para selar a união do PSD e do PP para 2022. O encontro no Palácio Iguaçu contou com a presença da ex-governadora Cida Borghetti, do prefeito de Londrina Marcelo Belinati, do deputado federal e líder do Governo Bolsonaro na Câmara Ricardo Barros, do deputado estadual Luiz Carlos Martins, do ex-deputado federal Dilceu Sperafico, do secretário-geral do PP Daniel Cordeiro, do vice-governador Darci Piana e dos secretários estaduais João Carlos Ortega e Guto Silva.

 

 

Sem sentido

Sobre a polêmica da Copa América, o deputado Ricardo Barros afirmou que as discussões sobre o tema não têm sentido. “Nós já tivemos todo campeonato brasileiro, eliminatórias da Copa, tem jogo todo dia no Brasil”, enfatizou. Segundo o deputado, a polêmica “é mais discurso e palanque não tem nada de diferente das demais competições que acontecem no País”.

 

4 milhões

O Paraná ultrapassou na terça-feira (8) a marca de 4 milhões de aplicações da vacina contra a covid-19. De acordo com o Vacinômetro do SUS, o quantitativo é composto por 2.793.678 primeiras doses (D1) e 1.232.380 segundas doses (D2), totalizando 4.026.058.

 

***Ponte de Guaratuba

O DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) homologou o resultado da licitação para contratar a elaboração dos EIA/Rima (Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental), e estudos preliminares de engenharia da implantação da Ponte de Guaratuba e seus acessos. O documento conclui o processo licitatório e atribui ao consórcio vencedor a responsabilidade em prestar os serviços necessários para produzir ambos os estudos. O investimento é de R$ 3.500.369,91.

 

***Cenário favorável

A companhia aérea Azul retomou os voos diretos entre Cascavel e Curitiba, no aeroporto municipal. Em março de 2020, antes da pandemia, o aeroporto contava com sete voos diários, para Curitiba, Campinas e Guarulhos (SP). De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, o cenário é favorável, pois as companhias têm uma perspectiva positiva para que a malha seja retomada, conforme aumentam os números de imunizações no País.

 

Voluntários

Complexo Hospital de Clínicas – UFPR/Ebserh está participando de um estudo clínico internacional que investiga um medicamento (antiviral) como possível tratamento para a covid-19. Os testes clínicos preliminares indicaram segurança e eficácia do medicamento. O estudo, de acordo com nota divulgada pelo hospital, realizará ainda mais uma etapa de testes e precisa de voluntários para que esse tratamento possa ser validado.

 

Maior número

O informe da Secretaria Estadual de Saúde de Segunda-feira (7) apontava que 6.113 pessoas estão internadas com sintomas da covid-19, nas redes pública e particular. Trata-se do maior número de internados desde o início da pandemia. Desde o início da pandemia até agora, o Paraná soma mais de 1,1 milhão de casos e passou de 27 mil mortes.

 

Transparência

Após levantamento ter apontado que apenas 30% das prefeituras do Estado atendem pelo menos 80% dos critérios estipulados para a aferição do ITP (Índice de Transparência da Administração Pública) relativo à vacinação contra a covid-19, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná está cobrando dos gestores municipais medidas para melhorar a disponibilização desses dados sobre o processo de imunização da população. Dentre os dez municípios mais populosos do Paraná, apenas Foz do Iguaçu e Guarapuava atingiram a nota máxima. Em seguida, vieram Cascavel (95%), Londrina (90%) e Maringá (70%).

 

Bater em retirada

Integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) ameaçam deixar o Patriota caso o partido confirme a filiação do senador Flávio Bolsonaro (RJ) e o convite ao presidente Jair Bolsonaro. O grupo se juntou à sigla em 2019, controla o diretório municipal de São Paulo e pretendia lançar o deputado estadual Arthur do Val como candidato ao governo paulista no ano que vem. A informação é de Guilherme Caetano, em O Globo.